Educação física como meio de inclusão

Ana Clara Cassimiro Nunes

Sarah Rubhânia Machado da Costa Morais

Gertrudes Nunes Melo

Pamela Karina Gois

Giulyanne Maria Silva Souto

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar como as pessoas com deficiência estão sendo tratadas no ambiente escolar, especialmente no Instituto Federal da Paraíba - IFPB, a partir de documentos legais do Brasil e dos que foram criados no Instituto. Esta é a primeira fase de um projeto de pesquisa em andamento que almeja avaliar a relação entre docência e inclusão nas aulas de Educação Física, o mesmo tem como instrumento um questionário para discentes com deficiência e os docentes relatarem suas percepções acerca da inclusão no IFPB – Campus Sousa. Para esta pesquisa, fez-se um levantamento bibliográfico de leis e documentos do Brasil, como também do IFPB como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e resoluções que aprovaram o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) e o Plano de Acessibilidade, todos estes no ano de 2015. Dessa forma, pôde-se concluir que apesar das fragilidades percebidas, muitas vezes não relatadas no sistema educacional brasileiro de forma oficial, as pessoas com deficiência têm amparos de diversas leis que promovem igualdade e asseguram a permanência do estudante com deficiência no ambiente escolar, todavia é perceptível que há muitos problemas em torno da inclusão efetiva dessas pessoas na escola. Quanto ao IFPB, seus documentos também buscam a promoção de igualdade e acolhimento as diferenças, mas é necessário que isso seja avaliado na prática, o que compreende a segunda parte do projeto de pesquisa que está sendo realizado.   O presente estudo tem como objetivo analisar como as pessoas com deficiência estão sendo tratadas no ambiente escolar, especialmente no Instituto Federal da Paraíba - IFPB, a partir de documentos legais do Brasil e dos que foram criados no Instituto. Esta é a primeira fase de um projeto de pesquisa em andamento que almeja avaliar a relação entre docência e inclusão nas aulas de Educação Física, o mesmo tem como instrumento um questionário para discentes com deficiência e os docentes relatarem suas percepções acerca da inclusão no IFPB – Campus Sousa. Para esta pesquisa, fez-se um levantamento bibliográfico de leis e documentos do Brasil, como também do IFPB como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e resoluções que aprovaram o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) e o Plano de Acessibilidade, todos estes no ano de 2015. Dessa forma, pôde-se concluir que apesar das fragilidades percebidas, muitas vezes não relatadas no sistema educacional brasileiro de forma oficial, as pessoas com deficiência têm amparos de diversas leis que promovem igualdade e asseguram a permanência do estudante com deficiência no ambiente escolar, todavia é perceptível que há muitos problemas em torno da inclusão efetiva dessas pessoas na escola. Quanto ao IFPB, seus documentos também buscam a promoção de igualdade e acolhimento as diferenças, mas é necessário que isso seja avaliado na prática, o que compreende a segunda parte do projeto de pesquisa que está sendo realizado.

Palavras-chave


discente, deficiência, legislação, docência


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692021v0n1p33-40

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