Utilizando resíduos têxteis como alternativa de tecnologia de irrigação na Região Semiárida do Nordeste Brasileiro

Nicéa Ribeiro do Nascimento

Francisco Fechine Borges

Luísa Rita Brites Sanches Salvado

Caroline Loss

Resumo

Este artigo tem por objetivo comparar a eficiência de dispositivos para irrigação subterrânea de culturas de palma (Opuntia ficus-indica) no Brasil. Foram utilizadas duas tecnologias, a primeira consistia em um canteiro econômico revestido com uma malha dupla-face de plástico composta por tecidos planos de microfibra de poliéster e resíduos de malhas sintéticas. A segunda tecnologia consistia em baldes feitos de resíduos têxteis de microfibra e malhas sintéticas, revestidos por tela hexagonal e preparados com cimento, resíduos de brita em forma de pó e microfibras e malhas sintéticas. O desenvolvimento das culturas foi satisfatório nas duas tecnologias, contudo, a segunda exibiu melhores resultados.

Palavras-chave


sustentabilidade, fonte de água, semiárido, canteiros.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692021v0n1p67-73

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 901

Total de downloads do artigo: 650