Aquisições públicas em tempos de pandemia: um relato de experiência em uma instituição de ensino
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692021v0n1p41-47Palavras-chave:
Compras públicas, Coronavírus, Máscaras de tecido.Resumo
As compras públicas constituem-se como uma das áreas mais importantes da Administração Pública e ganhou grande importância no cenário da pandemia do Coronavírus. Com a finalidade de contribuir com esta área, este trabalho propôs relatar a experiência do Campus Avançado Pedras de Fogo do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) no processo de aquisição de materiais para confecção de máscaras de tecido no combate a COVID-19. Para tanto, foi utilizado como método descritivo o relato de experiência, explicitando alguns desafios vivenciados neste processo pelo campus. A descrição se baseou em dois eixos: fatores externos e fatores internos. Dos fatores externos destacam-se a incerteza das empresas em relação ao cenário da pandemia, a inexperiência na participação em compras públicas, o receio de enviar as cotações com preços que podem variar no mercado, a situação irregular frente aos órgãos do governo. Já em relação aos fatores internos, o principal deles é o quadro de funcionários diminuto frente às crescentes demandas do período. Por fim, destaca-se que a aquisição foi concluída com sucesso e vem contribuindo para a geração de renda das costureiras selecionadas em edital publicado pelo IFPB e a produção das máscaras de tecido vem sendo realizada, a fim de atender a comunidade do IFPB.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.