Aquisições públicas em tempos de pandemia: um relato de experiência em uma instituição de ensino

Aldenir Gomes de Assis

Resumo

As compras públicas constituem-se como uma das áreas mais importantes da Administração Pública e ganhou grande importância no cenário da pandemia do Coronavírus. Com a finalidade de contribuir com esta área, este trabalho propôs relatar a experiência do Campus Avançado Pedras de Fogo do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) no processo de aquisição de materiais para confecção de máscaras de tecido no combate a COVID-19. Para tanto, foi utilizado como método descritivo o relato de experiência, explicitando alguns desafios vivenciados neste processo pelo campus. A descrição se baseou em dois eixos: fatores externos e fatores internos. Dos fatores externos destacam-se a incerteza das empresas em relação ao cenário da pandemia, a inexperiência na participação em compras públicas, o receio de enviar as cotações com preços que podem variar no mercado, a situação irregular frente aos órgãos do governo. Já em relação aos fatores internos, o principal deles é o quadro de funcionários diminuto frente às crescentes demandas do período. Por fim, destaca-se que a aquisição foi concluída com sucesso e vem contribuindo para a geração de renda das costureiras selecionadas em edital publicado pelo IFPB e a produção das máscaras de tecido vem sendo realizada, a fim de atender a comunidade do IFPB.

Palavras-chave


Compras públicas; Coronavírus; Máscaras de tecido.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692021v0n1p41-47

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 697

Total de downloads do artigo: 464