Ideias sustentáveis: práticas de educação ambiental em Laranjal do Jari – Amapá

Autores

  • Vinícius Batista Campos
  • Karoline Fernandes Siqueira
  • Kelmira Ferreira Santos

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-23692014v2n2p107-119

Palavras-chave:

Resíduos Sólidos. Educação Ambiental Formal e Informal. Sustentabilidade.

Resumo

A Educação Ambiental tem a tarefa de disseminar valores e motivações que conduzam a padrões de comportamento de preservação e melhoria do meio ambiente, mesmo quando a localidade é considerada preservada. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo divulgar as práticas de educação ambiental formais e informais, com ênfase em resíduos sólidos, realizadas no município de Laranjal do Jari, Amapá. Foram elaboradas palestras e oficinas para disseminação de informações no Instituto Federal do Amapá, em escolas municipais e em projetos sociais, além de exposição dos materiais produzidos em eventos locais, regionais e nacionais. Ainda que o município de Laranjal do Jari seja assistido por legislações ambientais locais, a implantação de programas de educação ambiental nas mais diferentes formas e modalidades de ensino trará resultados promissores para todos os segmentos da sociedade. As práticas de educação ambiental nas séries iniciais contribuem, tanto a curto quanto a longo prazo, para a formação de cidadãos com compromisso ambiental.

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Publicado

2014-07-13

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA