A prática da extensão continuada na formação técnica: um estudo de caso na área de tecnologia do pescado
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692020v8n17p46-55Palavras-chave:
Educação profissional. Curricularização da extensão. Desenvolvimento de competênciasResumo
A inserção da extensão na formação de alunos dos Institutos Federais de Educação já é uma realidade. Também é fato que a mesma contribui para o desenvolvimento de competências e fixação de conhecimentos. Porém, não se sabe se existe alguma diferença quanto ao melhor momento para inseri-la com essa finalidade. Dessa forma, esta pesquisa visou avaliar o desenvolvimento de competências de uma turma de concluintes do curso técnico integrado em Recursos Pesqueiros, que apenas teve contato com projetos de extensão neste último ano, ao de outra turma similar, que teve contato com a extensão no ano anterior ao que participou dos mesmos projetos. Para isso, questionários de conhecimentos específicos sobre o conteúdo abordado nas oficinas de extensão ministradas pelos alunos participantes foram aplicados aos discentes em dois momentos: no início do projeto e ao final das oficinas, sendo aplicados, ainda, questionários avaliativos à comunidade participante das mesmas. Os resultados demonstraram que os alunos que tiveram um contato anterior com a prática extensionista já traziam conhecimentos que contribuíram para uma melhor fixação dos conteúdos, além de ajudar no seu desempenho durante a ministração das oficinas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.