A prática da extensão continuada na formação técnica: um estudo de caso na área de tecnologia do pescado

Luciana Trigueiro de Andrade

Janaina Sales Holanda

Marinalva das Neves Loureiro

Lenietti Galiza Gama

Resumo

A inserção da extensão na formação de alunos dos Institutos Federais de Educação já é uma realidade. Também é fato que a mesma contribui para o desenvolvimento de competências e fixação de conhecimentos. Porém, não se sabe se existe alguma diferença quanto ao melhor momento para inseri-la com essa finalidade. Dessa forma, esta pesquisa visou avaliar o desenvolvimento de competências de uma turma de concluintes do curso técnico integrado em Recursos Pesqueiros, que apenas teve contato com projetos de extensão neste último ano, ao de outra turma similar, que teve contato com a extensão no ano anterior ao que participou dos mesmos projetos. Para isso, questionários de conhecimentos específicos sobre o conteúdo abordado nas oficinas de extensão ministradas pelos alunos participantes foram aplicados aos discentes em dois momentos: no início do projeto e ao final das oficinas, sendo aplicados, ainda, questionários avaliativos à comunidade participante das mesmas. Os resultados demonstraram que os alunos que tiveram um contato anterior com a prática extensionista já traziam conhecimentos que contribuíram para uma melhor fixação dos conteúdos, além de ajudar no seu desempenho durante a ministração das oficinas.

Palavras-chave


Educação profissional. Curricularização da extensão. Desenvolvimento de competências


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692020v8n17p46-55

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 851

Total de downloads do artigo: 538