Casas de farinha: conhecimento tradicional e científico para superar dificuldades

Thais de Freitas Morais


Polyanna Tiana Grangeiro Araújo Diniz

Rafael Zeferino dos Santos

Sabrina Ferreira Alves

Rinaldo Rodopiano da Silva


Ana Paula de Medeiros

Resumo

O artigo descreve as atividades desenvolvidas por um projeto de extensão que teve como intuito contribuir para a melhoria do processo produtivo das casas de farinha do Município de Princesa Isabel/PB, estimulando ações que as tornem mais produtivas e sustentáveis. As ações foram desenvolvidas com base em um estudo realizado, em 2018, pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) - Campus Princesa Isabel, em parceria com a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (EMPAER), no qual identificou-se que as casas de farinha utilizavam edificações antigas e em estado de conservação precário. Além disso, essa atividade é responsável pela geração de vários resíduos orgânicos, dentre eles a manipueira (líquido leitoso altamente tóxico), que quando descartado de forma inadequada pode ser prejudicial ao solo, aos lençóis freáticos, à saúde humana e animal. A partir do conhecimento tradicional da comunidade e da parceria com a EMPAER e a Prefeitura Municipal, os alunos dos cursos de Edificações e Meio Ambiente elaboraram projetos de reforma para as casas de farinha e sistemas de tratamento para a manipueira, contribuindo, portanto, para o aprimoramento dessa atividade que desempenha um papel fundamental no município.

Palavras-chave


Casas de farinha. Manipueira. Projeto arquitetônico e ambiental


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692020v8n17p97-105

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 874

Total de downloads do artigo: 1209