A gamificação no processo de aprendizagem de alunos do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692020v8n17p23-31Palavras-chave:
Desempenho escolar. Ensino com jogos digitais. Tecnologias da informação na educação. Gamificação.Resumo
A gamificação está cada vez mais presente em ambientes escolares, sendo um mecanismo influente no processo de aprendizagem. O presente artigo tem por objetivo descrever essa influência no aprendizado de crianças do 5º ao 7º ano do ensino fundamental de escolas públicas de Monteiro - PB. Para tanto, foram analisados os resultados de um projeto de extensão que visa melhorar a formação e desempenho dos alunos em matérias básicas, como a matemática e o português, por meio do pensamento computacional promovido por jogos digitais em ambiente de aprendizagem. O projeto denominado Projelógica: fundamentos do pensamento computacional nas escolas de Monteiro - PB tem sido desenvolvido no campus Monteiro desde 2016. Os dados para o presente estudo foram obtidos por meio de questionários respondidos pelos alunos que participaram do projeto entre os meses de junho e dezembro de 2018. Os resultados demonstram que os jogos e recursos tecnológicos, quando integrados às matérias escolares, podem provocar maior interesse dos alunos pelos estudos, bem como melhorar seu desempenho escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.