Intervenções pedagógicas e formação humana no processo de formação continuada de educadores sociais

Geize Jeane Gomes Araújo

José Glauco Teixeira Lins Filho

Regenilson Veras Santos

Resumo

O presente artigo relata as experiências pedagógicas de formação continuada do projeto “Diga Sim à Proteção Infantil”, da Rede Cáritas no Nordeste do Brasil. O objetivo do projeto foi promover e capacitar educadores, jovens lideranças e gestores de Alagoas, Paraíba e Pernambuco para contribuírem para a prevenção da violência em suas comunidades. A proposta de intervenção pedagógica compreendeu a realização de uma capacitação denominada “Política de Proteção Infantil (PPI)”, na modalidade de Educação a Distância (EAD), e a realização de dois encontros presenciais na modalidade de oficina. A metodologia do curso previu que os participantes realizassem encontros com as famílias e demais membros da equipe de trabalho para refletirem sobre as temáticas abordadas. O arcabouço teórico utilizado nas atividades foram os manuais “Aprender a Viver Juntos”, da Rede Global de Religiões pelas Crianças (GNRC), e “Padrões de Proteção à Criança”, da Keeping Children Safe Coalition. Foi oportunizada a construção coletiva da PPI, documento norteador das práticas de intervenção junto às crianças e adolescentes e suas famílias. Com os atores sociais envolvidos no processo de proteção à vida, através dos espaços de diálogo e partilha, vislumbrou-se a criação de oficinas como espaço pedagógico de base para abranger os processos de elaboração e implementação da PPI.

Palavras-chave


Educação. Formação Continuada. Curso de Capacitação.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692014v2n2p65-73

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2260

Total de downloads do artigo: 1180