Intervenções pedagógicas e formação humana no processo de formação continuada de educadores sociais
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692014v2n2p65-73Palavras-chave:
Educação. Formação Continuada. Curso de Capacitação.Resumo
O presente artigo relata as experiências pedagógicas de formação continuada do projeto “Diga Sim à Proteção Infantil”, da Rede Cáritas no Nordeste do Brasil. O objetivo do projeto foi promover e capacitar educadores, jovens lideranças e gestores de Alagoas, Paraíba e Pernambuco para contribuírem para a prevenção da violência em suas comunidades. A proposta de intervenção pedagógica compreendeu a realização de uma capacitação denominada “Política de Proteção Infantil (PPI)”, na modalidade de Educação a Distância (EAD), e a realização de dois encontros presenciais na modalidade de oficina. A metodologia do curso previu que os participantes realizassem encontros com as famílias e demais membros da equipe de trabalho para refletirem sobre as temáticas abordadas. O arcabouço teórico utilizado nas atividades foram os manuais “Aprender a Viver Juntos”, da Rede Global de Religiões pelas Crianças (GNRC), e “Padrões de Proteção à Criança”, da Keeping Children Safe Coalition. Foi oportunizada a construção coletiva da PPI, documento norteador das práticas de intervenção junto às crianças e adolescentes e suas famílias. Com os atores sociais envolvidos no processo de proteção à vida, através dos espaços de diálogo e partilha, vislumbrou-se a criação de oficinas como espaço pedagógico de base para abranger os processos de elaboração e implementação da PPI.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.