A educação do campo uma modalidade em construção: o caso do Município de Picuí - PB

Autores

  • Paulo Oliveira Nascimento
  • Rosângela Santos Fernandes
  • José Márcio Silva Vieira

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-23692014v2n2p34-48

Palavras-chave:

Educação. Educação do campo. Picuí-PB.

Resumo

A Educação do Campo tem sido pensada como uma modalidade educacional que preconiza a valorização do Campo e dos sujeitos que nele vivem. Nesse sentido, é posta como uma proposta pedagógica que tem por objetivo oferecer aos sujeitos que vivem no Campo uma educação de qualidade e que atenda suas demandas e necessidades, dando-lhes condições técnicas e sociais para que possam viver com dignidade e cidadania. Neste texto, pretendemos apresentar os resultados de um trabalho realizado no município de Picuí – PB, cujo objetivo foi verificar o status da Educação do Campo nesse município. A metodologia utilizada para a sua realização foi a da pesquisa bibliográfica (especialmente a partir dos diplomas legais que regem a Educação do Campo) e a da pesquisa de campo, através de questionários aplicados aos sujeitos da pesquisa (direção escolar, professores e alunos). Este trabalho revelou-se importante na medida em que – a partir de uma pesquisa de campo de cunho extensionista, que leva o conhecimento científico para além dos muros das instituições de ensino – foi possível afirmar, a partir dos resultados obtidos, que a Educação do Campo coloca-se como uma modalidade educacional em construção, no município de Picuí - PB.

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Publicado

2014-07-13

Edição

Seção

ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS - Educação e Cultura