A educação do campo uma modalidade em construção: o caso do Município de Picuí - PB
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692014v2n2p34-48Palavras-chave:
Educação. Educação do campo. Picuí-PB.Resumo
A Educação do Campo tem sido pensada como uma modalidade educacional que preconiza a valorização do Campo e dos sujeitos que nele vivem. Nesse sentido, é posta como uma proposta pedagógica que tem por objetivo oferecer aos sujeitos que vivem no Campo uma educação de qualidade e que atenda suas demandas e necessidades, dando-lhes condições técnicas e sociais para que possam viver com dignidade e cidadania. Neste texto, pretendemos apresentar os resultados de um trabalho realizado no município de Picuí – PB, cujo objetivo foi verificar o status da Educação do Campo nesse município. A metodologia utilizada para a sua realização foi a da pesquisa bibliográfica (especialmente a partir dos diplomas legais que regem a Educação do Campo) e a da pesquisa de campo, através de questionários aplicados aos sujeitos da pesquisa (direção escolar, professores e alunos). Este trabalho revelou-se importante na medida em que – a partir de uma pesquisa de campo de cunho extensionista, que leva o conhecimento científico para além dos muros das instituições de ensino – foi possível afirmar, a partir dos resultados obtidos, que a Educação do Campo coloca-se como uma modalidade educacional em construção, no município de Picuí - PB.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.