A educação do campo uma modalidade em construção: o caso do Município de Picuí - PB

Paulo Oliveira Nascimento

Rosângela Santos Fernandes

José Márcio Silva Vieira

Resumo

A Educação do Campo tem sido pensada como uma modalidade educacional que preconiza a valorização do Campo e dos sujeitos que nele vivem. Nesse sentido, é posta como uma proposta pedagógica que tem por objetivo oferecer aos sujeitos que vivem no Campo uma educação de qualidade e que atenda suas demandas e necessidades, dando-lhes condições técnicas e sociais para que possam viver com dignidade e cidadania. Neste texto, pretendemos apresentar os resultados de um trabalho realizado no município de Picuí – PB, cujo objetivo foi verificar o status da Educação do Campo nesse município. A metodologia utilizada para a sua realização foi a da pesquisa bibliográfica (especialmente a partir dos diplomas legais que regem a Educação do Campo) e a da pesquisa de campo, através de questionários aplicados aos sujeitos da pesquisa (direção escolar, professores e alunos). Este trabalho revelou-se importante na medida em que – a partir de uma pesquisa de campo de cunho extensionista, que leva o conhecimento científico para além dos muros das instituições de ensino – foi possível afirmar, a partir dos resultados obtidos, que a Educação do Campo coloca-se como uma modalidade educacional em construção, no município de Picuí - PB.

Palavras-chave


Educação. Educação do campo. Picuí-PB.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692014v2n2p34-48

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2550

Total de downloads do artigo: 2799