Arte marcial na escola: coordenação motora de crianças de um projeto de extensão com aulas de jiu-jitsu e judô

Autores

  • Amanda Rocha Santos
  • Camila de Aquino Leite
  • Ana Karolina Silva Santos
  • Victor Hugo Alexandre Nascimento
  • Washington do Nascimento Silva
  • Adenilson Araújo Júnior

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-23692019v7n16p66-73

Palavras-chave:

Educação física escolar. Arte marcial. Jiu-Jitsu. Judô. Coordenação motora.

Resumo

O artigo tem o objetivo de analisar o efeito de um projeto de extensão com aulas de jiu-jitsu e judô sobre a coordenação motora de crianças. T Para isto, foram avaliadas 20 crianças entre nove e 11 anos, todas do sexo masculino. Foram medidas a estatura (m) e o peso corporal (kg) com estadiômetro e balança antropométrica. A coordenação motora foi avaliada através da aplicação da bateria de testes KTK – Körperkoordinationstest Für Kinder, no início (pré-testes) e ao término do projeto (pós-testes) após 10 meses de aulas. Em todas as variáveis houve uma melhora significativa dos parâmetros, com foco no aumento do quociente motor total (pré-teste = 93.8 ± 15.9, pós-teste = 108.9 ± 9, p = 0.001, d = 1.03), de forma a indicar a efetividade das aulas em 76% das crianças que participem destas atividades. Com base nos objetivos delineados pode-se concluir que, as aulas de jiu-jitsu e judô para as crianças causaram efeito positivo sobre a coordenação motora das mesmas, de maneira a aprimorar esta importante capacidade física e auxiliar no desenvolvimento motor.

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Publicado

2019-11-25

Edição

Seção

ÁREA: LETRAS, ARTES E ESPORTES