Arte marcial na escola: coordenação motora de crianças de um projeto de extensão com aulas de jiu-jitsu e judô
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692019v7n16p66-73Palavras-chave:
Educação física escolar. Arte marcial. Jiu-Jitsu. Judô. Coordenação motora.Resumo
O artigo tem o objetivo de analisar o efeito de um projeto de extensão com aulas de jiu-jitsu e judô sobre a coordenação motora de crianças. T Para isto, foram avaliadas 20 crianças entre nove e 11 anos, todas do sexo masculino. Foram medidas a estatura (m) e o peso corporal (kg) com estadiômetro e balança antropométrica. A coordenação motora foi avaliada através da aplicação da bateria de testes KTK – Körperkoordinationstest Für Kinder, no início (pré-testes) e ao término do projeto (pós-testes) após 10 meses de aulas. Em todas as variáveis houve uma melhora significativa dos parâmetros, com foco no aumento do quociente motor total (pré-teste = 93.8 ± 15.9, pós-teste = 108.9 ± 9, p = 0.001, d = 1.03), de forma a indicar a efetividade das aulas em 76% das crianças que participem destas atividades. Com base nos objetivos delineados pode-se concluir que, as aulas de jiu-jitsu e judô para as crianças causaram efeito positivo sobre a coordenação motora das mesmas, de maneira a aprimorar esta importante capacidade física e auxiliar no desenvolvimento motor.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.