Arte marcial na escola: coordenação motora de crianças de um projeto de extensão com aulas de jiu-jitsu e judô

Amanda Rocha Santos

Camila de Aquino Leite

Ana Karolina Silva Santos

Victor Hugo Alexandre Nascimento

Washington do Nascimento Silva

Adenilson Araújo Júnior

Resumo

O artigo tem o objetivo de analisar o efeito de um projeto de extensão com aulas de jiu-jitsu e judô sobre a coordenação motora de crianças. T Para isto, foram avaliadas 20 crianças entre nove e 11 anos, todas do sexo masculino. Foram medidas a estatura (m) e o peso corporal (kg) com estadiômetro e balança antropométrica. A coordenação motora foi avaliada através da aplicação da bateria de testes KTK – Körperkoordinationstest Für Kinder, no início (pré-testes) e ao término do projeto (pós-testes) após 10 meses de aulas. Em todas as variáveis houve uma melhora significativa dos parâmetros, com foco no aumento do quociente motor total (pré-teste = 93.8 ± 15.9, pós-teste = 108.9 ± 9, p = 0.001, d = 1.03), de forma a indicar a efetividade das aulas em 76% das crianças que participem destas atividades. Com base nos objetivos delineados pode-se concluir que, as aulas de jiu-jitsu e judô para as crianças causaram efeito positivo sobre a coordenação motora das mesmas, de maneira a aprimorar esta importante capacidade física e auxiliar no desenvolvimento motor.

Palavras-chave


Educação física escolar. Arte marcial. Jiu-Jitsu. Judô. Coordenação motora.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692019v7n16p66-73

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 134

Total de downloads do artigo: 169