Jogo digital como motivador no processo de aprendizagem no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692019v7n15p66-73Palavras-chave:
Raciocínio Lógico. Jogos Digitais. Motivação e EngajamentoResumo
O presente artigo visa relatar as ações desenvolvidas no projeto de extensão denominado Projelógica: fundamentos do pensamento computacional nas escolas de Monteiro-PB, que teve como objetivo fomentar o pensar computacional com a utilização de jogos digitais. O projeto foi realizado nos laboratórios de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus Monteiro, através de oficinas teóricas e o uso de jogos digitais no intuito de estimulá-los para serem alunos mais criativos, críticos, capazes de resolver problemas, colaborativos e preparados para as habilidades do século XXI. O projeto teve uma participação significativa de alunos das escolas do município e o resultado final do projeto foi satisfatório, com base nos relatos dos alunos. Foi observado nos alunos maior concentração, motivação, engajamento e foco no processo de resolução dos problemas propostos. Cabe salientar que alunos participantes do projeto de extensão realizaram o Processo Seletivo dos Cursos Técnicos (PSCT 2019) e, atualmente, são alunos dos cursos técnicos oferecidos pelo Campus.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.