Tecnologias Sociais e educação ambiental: estratégias para estruturação de uma área experimental com fins pedagógicos

Thais de Freitas Morais

Rinaldo Rodopiano da Silva

Artur Moises Gonçalves Lourenço

José Willam Cordeiro de Lima

João Lopes de Lima

Resumo

O presente projeto se propôs, em parceria com a comunidade local, estruturar uma área experimental voltada para educação ambiental e disseminação de tecnologias sociais. O projeto foi realizado, em 2018, de forma colaborativa com o Centro de Capacitação Agroecológico - CCA localizado na zona rural do município de Princesa Isabel. O intuito era fazer com que os diferentes espaços já existentes na propriedade, pertencente ao CCA, passassem por um processo de adequação pedagógica para promover e facilitar atividades de educação ambiental junto à crianças, adolescentes e os produtores rurais. Além disso, o projeto foi desenvolvido no âmbito do Centro de Assessoria Comunitária a Tecnologias de Utilidades Sociais - CACTUS, onde a presença de uma equipe multidisciplinar permitiu a integração de três áreas do conhecimento: edificações, meio e pedagogia. Ao final do projeto foram mapeadas e discutidas as atividades desenvolvidas na área experimental, foi realizado o levantamento arquitetônico das edificações existentes no espaço e finalizado um conjunto de materiais didáticos que serão utilizados futuramente pelo CCA.

Palavras-chave


Educação ambiental. Tecnologias Sociais. Centro de Capacitação Agroecológico (CCA). Centro de Assessoria Comunitária a Tecnologias de Utilidades Sociais (CACTUS).


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692019v7n16p102-109

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