Tecnologias Sociais e educação ambiental: estratégias para estruturação de uma área experimental com fins pedagógicos

Autores

  • Thais de Freitas Morais
  • Rinaldo Rodopiano da Silva
  • Artur Moises Gonçalves Lourenço
  • José Willam Cordeiro de Lima
  • João Lopes de Lima

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-23692019v7n16p102-109

Palavras-chave:

Educação ambiental. Tecnologias Sociais. Centro de Capacitação Agroecológico (CCA). Centro de Assessoria Comunitária a Tecnologias de Utilidades Sociais (CACTUS).

Resumo

O presente projeto se propôs, em parceria com a comunidade local, estruturar uma área experimental voltada para educação ambiental e disseminação de tecnologias sociais. O projeto foi realizado, em 2018, de forma colaborativa com o Centro de Capacitação Agroecológico - CCA localizado na zona rural do município de Princesa Isabel. O intuito era fazer com que os diferentes espaços já existentes na propriedade, pertencente ao CCA, passassem por um processo de adequação pedagógica para promover e facilitar atividades de educação ambiental junto à crianças, adolescentes e os produtores rurais. Além disso, o projeto foi desenvolvido no âmbito do Centro de Assessoria Comunitária a Tecnologias de Utilidades Sociais - CACTUS, onde a presença de uma equipe multidisciplinar permitiu a integração de três áreas do conhecimento: edificações, meio e pedagogia. Ao final do projeto foram mapeadas e discutidas as atividades desenvolvidas na área experimental, foi realizado o levantamento arquitetônico das edificações existentes no espaço e finalizado um conjunto de materiais didáticos que serão utilizados futuramente pelo CCA.

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Publicado

2019-11-25

Edição

Seção

ÁREA INTERDISCIPLINAR: MEIO AMBIENTE