Tecnologias Sociais e educação ambiental: estratégias para estruturação de uma área experimental com fins pedagógicos

Thais de Freitas Morais

Rinaldo Rodopiano da Silva

Artur Moises Gonçalves Lourenço

José Willam Cordeiro de Lima

João Lopes de Lima

Resumo

O presente projeto se propôs, em parceria com a comunidade local, estruturar uma área experimental voltada para educação ambiental e disseminação de tecnologias sociais. O projeto foi realizado, em 2018, de forma colaborativa com o Centro de Capacitação Agroecológico - CCA localizado na zona rural do município de Princesa Isabel. O intuito era fazer com que os diferentes espaços já existentes na propriedade, pertencente ao CCA, passassem por um processo de adequação pedagógica para promover e facilitar atividades de educação ambiental junto à crianças, adolescentes e os produtores rurais. Além disso, o projeto foi desenvolvido no âmbito do Centro de Assessoria Comunitária a Tecnologias de Utilidades Sociais - CACTUS, onde a presença de uma equipe multidisciplinar permitiu a integração de três áreas do conhecimento: edificações, meio e pedagogia. Ao final do projeto foram mapeadas e discutidas as atividades desenvolvidas na área experimental, foi realizado o levantamento arquitetônico das edificações existentes no espaço e finalizado um conjunto de materiais didáticos que serão utilizados futuramente pelo CCA.

Palavras-chave


Educação ambiental. Tecnologias Sociais. Centro de Capacitação Agroecológico (CCA). Centro de Assessoria Comunitária a Tecnologias de Utilidades Sociais (CACTUS).


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692019v7n16p102-109

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 822

Total de downloads do artigo: 663