Cultura, sons, ritmos e valorização: a música no cotidiano das comunidades quilombolas do Brejo Paraibano

Líbna Naftali Lucena Ferreira

Resumo

O texto trata de um relato de experiência de ensino, aprendizagem, vivência e experimentos com a linguagem musical por meio do desenvolvimento do projeto intitulado Cultura, sons, ritmos e valorização: a música no cotidiano das comunidades quilombolas do Brejo Paraibano. O projeto teve como propósito levar a música para o cotidiano das comunidades quilombolas do Brejo Paraibano com pretensão de integrar jovens estudantes do IFPB Campus Guarabira com jovens destas comunidades por meio da música e da sua cultura. Foram realizadas apresentações musicais, com um repertório voltado a músicas populares brasileiras, de composições que retrata e fala da cultura negra, desta forma possibilitou aos alunos conhecer e reconhecer a cultura e o cotidiano das comunidades quilombolas como pertencente a sua própria, despertando a sensibilidade destes jovens para a valorização da cultura afro-brasileira, proporcionando a troca de experiências e vivências artística-cultural no cotidiano da comunidade quilombola. O objetivo foi proporcionar aos jovens, tanto do IFPB como dos quilombolas, empoderamento da sua própria cultura e de suas raízes, a partir deste momento de vivência e troca cultural por meio da música, desta forma, reconhecendo a identidade deste povo, despertando o interesse pela sua cultura, preservando a memória e o patrimônio cultural.

Palavras-chave


Identidade cultural. Música e diversidade cultural. Comunidades quilombolas do Brejo Paraibano.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692019v7n16p56-65

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 736

Total de downloads do artigo: 994