A Prática de conjunto instrumental
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692019v7n16p51-55Palavras-chave:
Música. Conjunto instrumental. Educação musical.Resumo
A Prática de Conjunto Instrumental é uma atividade que visa dar aos estudantes de música, seja instrumentista ou vocalista, a oportunidade de unir a teoria e prática isolada à prática em grupo. No Curso Técnico Integrado e Subsequente em Instrumento Musical do Campus João Pessoa do IFPB, ela é uma das disciplinas obrigatórias. Porém, os alunos desses cursos citados podem desenvolver essa prática de conjunto também nos grupos musicais já existentes, e mais precisamente no nosso caso, no grupo de sax do IFPB e no grupo mp5. Desde 2010 vem sendo desenvolvidos projetos de extensão como Música e Educação (2016) e Música e Sociedade (2018), que tem por base apresentações didático-musicais realizadas pelo grupo de sax do IFPB e/ou pelo grupo mp5. Dessa forma, propicia-se aos estudantes de música uma prática de conjunto em que por meio dos ensaios e apresentações realizadas com os grupos de sax e mp5, se trabalham os conhecimentos teóricos associados a prática bem como o desenvolvimento de desinibição, perfomance, e etc.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.