A Prática de conjunto instrumental

Draylton Siqueira Ssilva

Resumo

A Prática de Conjunto Instrumental é uma atividade que visa dar aos estudantes de música, seja instrumentista ou vocalista, a oportunidade de unir a teoria e prática isolada à prática em grupo. No Curso Técnico Integrado e Subsequente em Instrumento Musical do Campus João Pessoa do IFPB, ela é uma das disciplinas obrigatórias. Porém, os alunos desses cursos citados podem desenvolver essa prática de conjunto também nos grupos musicais já existentes, e mais precisamente no nosso caso, no grupo de sax do IFPB e no grupo mp5. Desde 2010 vem sendo desenvolvidos projetos de extensão como Música e Educação (2016) e Música e Sociedade (2018), que tem por base apresentações didático-musicais realizadas pelo grupo de sax do IFPB e/ou pelo grupo mp5. Dessa forma, propicia-se aos estudantes de música uma prática de conjunto em que por meio dos ensaios e apresentações realizadas com os grupos de sax e mp5, se trabalham os conhecimentos teóricos associados a prática bem como o desenvolvimento de desinibição, perfomance, e etc.

Palavras-chave


Música. Conjunto instrumental. Educação musical.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692019v7n16p51-55

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 850

Total de downloads do artigo: 1382