Análise de manifestações patológicas em escolas públicas no Município de Cajazeiras-PB
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692019v7n14p3-10Palavras-chave:
Patologias das construções. Construção civil. EscolaResumo
No intuito de realizar uma análise da situação predial nas escolas públicas do Município de Cajazeiras-PB, foram feitos levantamentos nas estruturas edificadas de duas escolas municipais buscando sintomas de manifestações patológicas, bem como suas possíveis causas, formulando relatórios acompanhados de registro fotográfico e com um mapeamento indicando a presença dessas manifestações, em planta, para cada unidade escolar inspecionada. No auxílio do diagnóstico foram aplicados questionários práticos e intuitivos a um público alvo de professores e funcionários. As manifestações patológicas foram agrupadas por ambiente de propagação em que se apresentam os sintomas em cada escola, realizando-se assim, resultados estatísticos de incidência desses danos construtivos ocorridos. Os relatórios foram entregues aos órgãos educacionais e responsáveis pelas escolas, para que tomassem conhecimento e realizassem intervenções, bem como os devidos reparos. Nos relatórios, concluiu-se que entre os problemas presentes nas estruturas escolares vistoriadas pela equipe, encontraram-se danos que comprometem a segurança, conforto e saúde de funcionários e alunos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.