Boas práticas domésticas para manipulação e conservação de produtos de origem animal e vegetal: profilaxia a Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs)

Allane Cibele Ferreira Felix

Erika Lins Cesar

Daniel Cézar da Silva

Jaciara Saraiva da Silva

Pedro Santiago Couto

Resumo

As DTAs são doenças transmitidas por alimentos, no entanto a população que apresentam fatores que as predispõem a essas patologias desconhecem suas causas. Dentre as classes que apresentam maior risco de DTAs encontra-se pessoas de baixa renda que moram em zonas periféricas e na zona rurais das cidades. No intuito de atender as populações de risco no município de Sousa-PB, esta proposta de extensão objetivou-se realizar palestras e oficinas de conscientização sobre boas práticas domésticas para manipulação e conservação de produtos de origem animal e vegetal, visando a profilaxia a DTAs, em comunidades assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (EMATER) no município de Sousa e Aparecida-PB. A iniciativa de extensão atendeu 172 famílias das comunidades de Sousa e Aparecida, onde as mesmas desconheciam as boas práticas de higienização e os perigos que os alimentos mal acondicionados poderiam trazer a saúde. Ressalta-se que cerca de 80 a 90% adquirem produtos de estabelecimentos não legalizados ou inadequados para a vendas devidos a inexistências das boas práticas de fabricação e manipulação. Ao término do projeto percebeu-se melhor conscientização sobre as temáticas abordadas.

Palavras-chave


Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs). Contaminação de alimentos. Infecção alimentar. Boas Práticas de Fabricação (BPFs).


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692019v7n15p20-30

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1029

Total de downloads do artigo: 2149