Avaliação antropométrica de alunos do ensino médio da rede escolar estadual da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692018v6n13p03-11Palavras-chave:
Antropometria. Avaliação antropométrica. Variante antropométrica. Hábitos alimentares. Exercícios Físicos.Resumo
O presente trabalho expõe o resultado de uma pesquisa, cujo objetivo é diminuir carência de trabalhos sobre análise antropométrica da população em fase escolar de nível médio. A pesquisa foi desenvolvida na cidade de Campina Grande-PB, em uma escola de ensino médio da rede estadual, e contou com a participação de 29 alunos que se propuseram a participar voluntariamente. Questionários qualitativos e quantitativos foram desenvolvidos para a avaliação dos hábitos alimentares e da prática de exercícios físicos dos estudantes e registro das medidas das 17 variantes antropométricas selecionadas. Com base nos resultados obtidos, verifica-se que grande parte dos entrevistados realiza várias refeições diariamente e frequentemente praticam exercícios físicos, e considerando que os hábitos alimentares e a prática de exercícios são fatores que influenciam diretamente as medidas corporais, observou-se que aqueles alunos que realizam as mesmas quantidades de refeições e praticam exercícios com a mesma frequência possuem suas medidas corporais semelhantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.