Avaliação antropométrica de alunos do ensino médio da rede escolar estadual da Paraíba

Autores

  • Kalliany Jalify das Neves Miranda
  • Maria Gabriela Carvalho Cabral
  • Luiz Fernando Alves Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-23692018v6n13p03-11

Palavras-chave:

Antropometria. Avaliação antropométrica. Variante antropométrica. Hábitos alimentares. Exercícios Físicos.

Resumo

O presente trabalho expõe o resultado de uma pesquisa, cujo objetivo é diminuir carência de trabalhos sobre análise antropométrica da população em fase escolar de nível médio. A pesquisa foi desenvolvida na cidade de Campina Grande-PB, em uma escola de ensino médio da rede estadual, e contou com a participação de 29 alunos que se propuseram a participar voluntariamente. Questionários qualitativos e quantitativos foram desenvolvidos para a avaliação dos hábitos alimentares e da prática de exercícios físicos dos estudantes e registro das medidas das 17 variantes antropométricas selecionadas. Com base nos resultados obtidos, verifica-se que grande parte dos entrevistados realiza várias refeições diariamente e frequentemente praticam exercícios físicos, e considerando que os hábitos alimentares e a prática de exercícios são fatores que influenciam diretamente as medidas corporais, observou-se que aqueles alunos que realizam as mesmas quantidades de refeições e praticam exercícios com a mesma frequência possuem suas medidas corporais semelhantes.

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Publicado

2018-11-11

Edição

Seção

ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS - Educação e Cultura