Ansiedade, depressão e qualidade de vida em mulheres participantes do projeto de extensão “Mais Ativo” do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Gertrudes Nunes de Melo

Maria de Fátima Oliveira da Silva

Alcineide Pereira da costa

Marina Duarte de Souza

Stéfane Pinheiro Pereira

Anna Karoliny Braga

Samara Celestino dos Santos

Resumo

Uma qualidade de vida adequada gera benefícios ao psicossocial de indivíduos proporcionando a oportunidade de conviver com a ação do envelhecimento de forma que obtenha uma diminuição da perda progressiva da aptidão do organismo. O objetivo desse estudo foi avaliar a prevalência de depressão, ansiedade e qualidade de vida em mulheres participantes do projeto de extensão Mais Ativo do IFPB, em sua fase inicial. A amostra foi composta por 21 mulheres com idades entre 27 e 78 anos, moradoras do distrito de São Gonçalo, município de Sousa-PB. Foram aplicados questionários para avaliar a ansiedade (Escala de Hamilton– HAM–A), para o nível de qualidade de vida (versão Brasileira do SF-36) e para o grau de depressão (inventário de Beck). As mulheres em processo de envelhecimento exibiu uma decadência em sua qualidade de vida apresentando declínio em todos os aspectos, deixando-as mais frágeis a doenças psicossociais como a ansiedade e depressão. Concluiu-se que a qualidade de vida das mulheres apresentou uma vulnerabilidade relacionada a fatores biopsicossociais.

 

Palavras-chave


Doenças psicossociais. Ansiedade. Saúde.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692017v5n8p79-88

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2281

Total de downloads do artigo: 1789