Em busca da história perdida: resgate do patrimônio imaterial da cidade de Areia/PB
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692017v5n8p21-31Palavras-chave:
Patrimônio. Cultura. História.Resumo
O patrimônio cultural e natural é fonte insubstituível de vida e inspiração, nosso ponto de referência, nossa identidade.Todos os vestígios deixados pelas gerações passadas são fontes históricas que podem ser analisadas pelos historiadores para produzir conhecimento histórico. Com tanto valor cultural, a cidade foi escolhida como cenário do projeto de extensão que objetivava resgatar o patrimônio imaterial da cidade de Areia/PB a partir das histórias contadas por pessoas da comunidade, que dispunham de informações que contribuíssem para fortalecer os valores e a herança cultural deste povo. Para alcançar esse objetivo, foi realizado um diagnóstico do patrimônio imaterial da cidade definindo as fontes das informações e posteriormente realizado um resgate da história contada através das escutas a comunidade. A partir dos dados coletados, chegou-se a 14 sujeitos que partilharam sua história, valores, tradição, arte. Estes sujeitos e sua história compuseram uma exposição fotográfica e serviram como inspiração na elaboração de um Cordel. A exposição teve 304 visitantes e aconteceu no Casarão José Rufino, na cidade de Areia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.