Foco e Escopo

A Revista Gestão e Organizações é um periódico online generalista gratuito, que tem como intuito publicar apenas artigos científicos inéditos que abordem as diversas áreas temáticas relacionadas a gestão, entre as quais destaca-se: Estratégia Organizacional; Ensino, Pesquisa e Produção Acadêmica em Gestão; Empreendedorismo; Gestão Pública; Gestão Ambiental; Gestão de Empreendimentos Não Governamentais e Economia Solidária; Marketing; Qualidade e Produtividade; Administração da Produção e Logística; Contabilidade e Atuária; Recursos Humanos; Direitos Humanos; Gestão da Informação; Finaças e Mercado de Capitais.


Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos serão avaliados por pares a partir do método Double Blind Review, onde cada artigo é avaliado por dois avaliadores especialistas na área com elevada titulação acadêmica e oriundos de diferentes instituições do país e do exterior. Por este sistema, os arquivos são avaliados sem a identificação de autoria como forma de garantir maior impessoalidade a avaliação.

Periodicidade

A Revista Gestão e Organizações (ReGOr) se tornou, a partir de 2020, um periódico de periodicidade trimestral, prevista para os meses de janeiro-março, abril-junho, julho-setembro e outubro-dezembro.


Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, na busca de garantir a democratização do conhecimento científico. Desta forma, é possível utilizar os estudos disponibilizados após a publicação sem permissão prévia do editor ou autor.


Arquivamento

Esta revista está vinculada ao sistema LOCKSS (Lots of Copie Keep Sutff Safe), programa que fornece ferramentas de preservação e fornecimento digital de arquivo a partir da criação de um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes, permitindo às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

Público-alvo

Professores, pesquisadores e alunos das áreas de Gestão Organizacional ou adjacentes.

Sumissão de Artigos

Os artigos deverão ser submetidos pelo site da revista, mais especificamente na Submissão Online, onde o autor deverá se cadastrar. Somente artigos que seguem as Diretrizes para autores serão aceitos cabendo ao (s) autor (es) verificarem a conformidade do texto ao mesmo, sobretudo o ineditismo do artigo, não podendo este estar em processo de avaliação em nenhum outro periódico.

O resultado da avaliação do artigo será encaminhado por e-mail ao (s) autor (es) assim como constará no site da revista na área do autor.

Mais informações, submeter e-mail para revistaregor@gmail.com

Área de Concentração

Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo.

Padrões Éticos

É importante que as pesquisas desenvolvidas e submetidas para publicação tenham garantido alguns princípios éticos, como: a liberdade de participação, a integridade do participante da pesquisa e a preservação dos dados que possam identifica-lo, na busca pela confidencialidade.

Em caso de ser observado condutas antiéticas nas pesquisas desenvolvidas, caberá ao corpo editorial da revista tomar providências, com base nas seguintes diretrizes:

Autoplágio:

  • Configura-se como autoplágio “utilização dos próprios textos em apresentações ou publicações diversas sem fazer referência aos trabalhos já apresentados ou publicados (autoplágio)” (CNPQ, 2011, p. 5).
  • Em caso de publicação anterior do texto na integra em periódico científico (mesmo que em outra língua) a publicação não será aceita.
  • Para caso de trabalhos já divulgados em outros meios (teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso e trabalhos publicados em anais de eventos científicos) a informação deverá ser indicada no momento da submissão, deixando-se claro as modificações realizadas.
  • Cabe ao periódico a decisão de se a publicação anterior estaria ou não impossibilitando a continuidade da avaliação do texto por parte da editora.

Plágio textual:

  • Todas as propostas serão verificadas via software antiplágio, autorizando-se a continuidade do processo apenas para artigos com, no máximo, 30% de reprodução textual.

Plágio conceitual:

  • Será exigido dos autores a clara indicação da fonte dos conceitos que norteiam a pesquisa. Devendo estas, estarem claramente indicadas de acordo com a norma vigente da ABNT. Caberá aos avaliadores a verificação da existência de conceitos oriundos de outras fontes sem a correta identificação, mesmo que redigidas de forma distinta do autor original. Uma vez que seja identificada a existência desses trechos no artigo, caberá os autores a inclusão das mesmas.  

Salienta-se ainda que apenas devem ser inseridos na submissão nomes de autores que efetivamente contribuíram para a pesquisa, que, quando necessário, a aprovação no comitê de ética de pesquisa assim como a conformidade à suas exigências foram seguidas e que os conteúdos foram revisados criticamente por todos os autores estando estes responsáveis por sua acurácia e integridade.

Política de acesso

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, na busca de garantir a democratização do conhecimento científico. Desta forma, é possível utilizar os estudos disponibilizados após a publicação sem permissão prévia do editor ou autor.

 Vale salientar que a revista não cobra por publicações ou acessos, sendo estes realizados de forma livre e gratuita.

Processo de Avaliação

Os artigos serão avaliados por pares a partir do método Double Blind Review. Desta forma, cada artigo é avaliado por dois consultores especialistas na área com elevada titulação acadêmica e oriundos de diferentes instituições (do país e do exterior). Em caso de pareceres conflitantes, a Editora julgará a conveniência ou não da publicação, podendo consultar o Comitê Editorial. Em todos os casos, a decisão será informada eletronicamente aos autores. Através deste sistema, os arquivos serão avaliados sem a identificação de autoria como forma de garantir maior impessoalidade a avaliação.

Arquivamento

Esta revista está vinculada ao sistema LOCKSS (Lots of Copie Keep Sutff Safe), programa que fornece ferramentas de preservação e fornecimento digital de arquivo a partir da criação de um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes, permitindo às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

Indexadores

A Revista Gestão e Organizações é indexada pelos seguintes indexadores:
 
 

Histórico da Revista

A Revista Gestão e Organizações surge a partir do Edital nº 28/2015 de Apoio à implantação de novos periódicos científicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), este sendo promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós Graduação  (PRPIPG). O resultado final foi divulgado dia 22 de fevereiro de 2016 com a proposta da revista tendo sido aprovada para inclusão no Portal de Periódicos do IFPB.

Após o site devidamente organizado a primeira chamada para trabalhos se dá até julho de 2016 e em agosto um evento de lançamento da revista é realizado em conjunto com o aniversário do Campus Guarabira no dia 26 de outubro. O periódico se inicia com uma periodicidade semestral e, posteriormente (em 2020), com o aumento do corpo editorial e submissões a peridicidade se torna trimestral.

O periódico realiza parcerias para fast tracking com eventos da grande área de Gestão Pública e de Empresas, Contabilidade e Turismo, adentrando em áreas afins como Economia e Ciências Atuariais, podendo trabalhar com edições especiais a depender do contexto e relevância observado na área de estudo.

Embora ainda não tenha passado por avaliação final, a revista foi indicada com o Qualis B3 na avaliação preliminar dos periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (Capes). Sua principal Área de avaliação é Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo.

Embora os resultados divulgados pela CAPES sejam preliminares, como parte do processo de construção do Qualis Referência, os institutos e as universidades esperam que o resultado possa ser confirmado e oficializado com a divulgação da avaliação 2017-2020 prevista para ser divulgada em 2021-2022 pela CAPES na Plataforma Sucupira.

Equipe Editorial

Editora Chefe

    Profa. Dra. Anna Cecília Chaves Gomes, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Brasil

Corpo Editorial

    Sra Cláudia Cordeiro de Assis, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)., Brasil
    Prof. Francisco Monteiro Sales Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Brasil
    Profa. Dra. Kécia da Silveira Galvão, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil
    Prof. Dr. Luiz Antônio Félix Júnior, Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Brasil
    Profa. Tatiana Losano de Abreu, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Brasil
    Dr. Vâner Lima Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Brasil
    Profa. Dra. Vera Lúcia Cruz, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil