Diagnóstico do cumprimento da NR-18, pelas empresas construtoras da grande João Pessoa, vinte anos após sua revisão

Mirela Oliveira Medeiros

Meryhelen Rosas da Silva

Gabriella Cavalcante de Souza

Nelma Mirian Chagas Araújo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus João Pessoa Brasil

Graduada em Engenharia Civil, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, Mestre e Doutora em Engenharia de Produção. Professora Titular do IFPB. Diversos artigos publicados em eventos nacionais e internacionais. Atua nas áreas de Acessibilidade; Avaliação Pós-Ocupação; Segurança do Trabalho; Gerenciamento de Resíduos; Planejamento e Controle de Obras.

Resumo

A NR-18 é a primeira norma específica criada para uma indústria. Essa norma visa a melhoria das condições de trabalho na indústria da construção, tendo por objetivos a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e a prevenção de acidentes de trabalho. O artigo em foco é resultado de uma pesquisa exploratória descritiva que teve como objetivo elaborar um diagnóstico quanto ao cumprimento da NR-18 pelas empresas construtoras da grande João Pessoa, vinte anos após sua revisão. O universo da pesquisa foi composto pelas empresas construtoras de edificações verticais cadastradas junto ao Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP). Já a amostra, esta foi composta por dezesseis empresas construtoras que aceitaram participar da pesquisa e que possuíam, no momento da pesquisa, canteiros de obras na grande João Pessoa. Os resultados revelam que as empresas construtoras têm buscado o efetivo cumprimento das disposições que compõem a NR-18 nos seus canteiros de obras. Constata-se que os canteiros pesquisados possuem nota média igual a 9, sendo a menor nota obtida 8,45, e que a interpretação da norma, para alguns itens, ainda é realizada de forma distinta pela fiscalização e pelos gestores.

Palavras-chave


construção civil; segurança e saúde no trabalho; NR-18


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n30p55-64

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1540

Total de downloads do artigo: 1499