Perfil das mães de recém-nascidos pré-termo e/ou de baixo peso assistidos pelo método Mãe Canguru

Aline de Sousa Alves

Brasil

Jandeyse Karrollyne de Souza Feitosa

Brasil

Lavoisier Morais de Medeiros

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Samara Campos de Assis

Brasil

Aucelia Cristina Soares Belchior

Brasil

Resumo

A cada ano, no mundo, estima-se que 4 milhões de recém-nascidos morram nas primeiras 4 semanas de vida (período neonatal). A baixa renda familiar aparenta ser um fator de risco isolado para a maior mortalidade no primeiro ano de vida. O Método Mãe Canguru foi inspirado nas mães-canguru, que transportavam seus filhotes prematuros contra o peito, e também nas mães-indianas, que carregavam seus bebês de forma semelhante aos marsupiais. Diante disso, o presente estudo objetivou avaliar o perfil biossociodemográfico das mães de recém-nascidos pré-termo e/ou de baixo peso assistidos pelo Método Mãe Canguru (MMC). A amostra foi composta por 8 mães com idades entre 18 e 28 anos, às quais foi aplicado um questionário, com o intuito de investigar a percepção das mães a respeito do MMC, com as seguintes variáveis: idade da mãe, estado civil, idade gestacional, consultas pré-natal, renda familiar, com quem vivem, ocupação atual, e se o método vai ajudar seu filho. Conclui-se que as mães analisadas apresentaram fatores de risco para parto pré-maturo e/ou de baixo peso, como a baixa idade materna, poucas consultas pré-natal realizadas, idade gestacional, sendo a baixa renda familiar o fator mais relevante. Quanto ao conhecimento das mães sobre o MMC, foi visto que todas tinham informações suficientes para darem continuidade ao método. todas tinham informações suficientes para darem continuidade ao método.

Palavras-chave


Recém-nascido; Método Mãe Canguru; Baixo peso


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n27p39-46

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2543

Total de downloads do artigo: 3398