O ensino e a experiência nas narrativas de professores de Inglês

Annallena de Souza Guedes

ORCID iD http://orcid.org/0000-0002-5246-4443 Universidade Federal de Minas Gerais Instituto Federal da Bahia - campus Ilhéus Brasil

Doutoranda em Estudos Linguísticos - Universidade Federal de Minas Gerais

Profa. de Inglês - Instituto Federal da Bahia 

Eliene de Souza Paulino

Universidade Federal de Minas Gerais Brasil

Mestranda em Estudos Linguísticos - Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar três narrativas de professores de Inglês em exercício, através das quais são reveladas experiências que dizem respeito ao processo de ensinar Inglês em contextos de instituições públicas no Brasil. Pautado no conceito de experiência (MICCOLI, 2010), buscamos compreender quais experiências emergem dessas narrativas e como elas influenciam na prática de ensino dos professores. Ademais, intentamos analisar como os professores de Inglês se veem e quais desafios ele enfrentam nos seus contextos de trabalho. Os resultados desse estudo mostraram que, apesar de todas as experiências de dificuldades e indisciplina reveladas nas narrativas, duas delas parecem ainda encontrar motivação e esperança quanto à sua profissão. Além disso, percebemos que o modo como os professores veem sua realidade, seus alunos e seu trabalho são importantes para caracterizar sua prática profissional. Assim, acreditamos que o contexto e as experiências retratados nas narrativas podem ser caminhos que direcionem as ações desses professores em sala de aula e, consequentemente, possibilitem reflexões e mudanças no seu papel como educador.

 

Palavras-chave


narrativas, experiências, professores de inglês


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n30p100-110

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1205

Total de downloads do artigo: 706