Vidas secas: as percepções de Fabiano e o estado ausente

Rayssa Mykelly de Medeiros Oliveira

ORCID iD Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Luiz Antonio Mousinho

Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Resumo

Muito já se pesquisou sobre a obra de Graciliano Ramos. Vidas secas teve inúmeros estudos dedicados a sua análise. A posição da crítica sobre as personagens embrutecidas pelo meio se deslocou, indo das primeiras críticas – que tratavam da animalização de Fabiano e sua família –, vendo-os, psicologicamente, como pouco complexos; até uma outra vertente que propôs uma reinterpretação dos recursos estilísticos de Graciliano, por meio dos quais se pode compreender as personagens de uma outra maneira. Com este artigo, procuramos propor um segundo olhar a dois momentos distintos do romance nos quais Fabiano tem contato com o Estado por intermédio de seu confronto com o soldado amarelo, nos capítulos “Cadeia e “O soldado amarelo. As indagações e percepções de Fabiano, trazidas à tona pelo discurso indireto livre de Ramos, são matéria que nos permitem refletir a respeito da sua complexidade psicológica negada pelas primeiras críticas. Neste artigo, investigamos como o momento histórico interpela a narrativa, servindo como matéria prima para a constituição da personagem.

Palavras-chave


Vidas secas; Crítica literária; História


Texto completo:

Referências


ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. A invenção do Nordeste e outras artes. 5ª edição. São Paulo, Cortez Editora, 2011.

BOSI, A. Céu, inferno in Coleção escritores brasileiros – Antologia e Estudos – Graciliano Ramos. Ensaios da crítica literária e ideológica. São Paulo, Editora Ática, 1987.

CANDIDO, A. Crítica e Sociologia. In: Literatura e sociedade. 9ª edição. Rio de Janeiro, Editora Ouro sobre Azul, 2006.

CUNHA, E. Os Sertões.São Paulo: Três, 1984. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000153.pdf. Acesso em: 2 ago. 2015.

FELDMAN, H. Graciliano Ramos: reflexos de sua personalidade na obra. In: Coleção escritores brasileiros – Antologia e Estudos – Graciliano Ramos. Ensaios da crítica literária e ideológica. São Paulo, Editora Ática, 1987.

GENETTE, G. Discurso da narrativa. 3. ed. Lisboa: Vega, 1995.

LINS, Á. Valores e misérias das vidas Secas in Vidas secas. 48ª edição. Rio de Janeiro, Record, 1982. p.127-155.

MACHADO, D. De Volta a Vidas Secas (Ao Encontro de Fabiano). Seção Textos. Revista USP, n. 58, p. 182-199, jun./ago.2003.

OLIVEIRA, F. Noiva da revolução; Elegia para uma re(li)gião: Sudene, Nordeste planejamento e conflitos de classes. São Paulo, Boi Tempo, 2008.

RAMOS, G. Relatório da Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios ao Governador de Alagoas referente ao ano de 1929. Disponível em: http://www.cra-rj.org.br/site/leitura/textos_class/gracialiano. Acesso em 4 ago. 2015.

RAMOS, G. Vidas secas. 48ª edição. Rio de Janeiro, Record, 1982.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n37p78-84

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2204

Total de downloads do artigo: 5889