Oficinas pedagógicas: motivando e engajando estudantes de engenharia no estudo da química

Valquíria Villas-Boas Gomes Missell

Universidade de Caxias do Sul Brasil

José Ricardo Ledur

Universidade de Caxias do Sul

Ivete Ana Schmitz Booth

Universidade de Caxias do Sul Brasil

Resumo

Este trabalho apresenta resultados da realização de oficinas didáticas extracurriculares cujo objetivo foi avaliar o impacto dessa estratégia na mobilização do interesse de estudantes de Engenharia pelas disciplinas de Química de seu currículo. Os fundamentos teóricos que subsidiaram parte dessa investigação estão embasados em Vygotsky (2005). As oficinas foram realizadas no Núcleo de Apoio ao Ensino da Química (NAEQ), no Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia da Universidade de Caxias do Sul. As oficinas foram aplicadas durante os anos de 2013 a 2015. Todos os participantes eram estudantes de 1º e 2º semestres, em um total de 160 estudantes. Os dados oriundos da aplicação de um questionário avaliativo foram avaliados por meio do método da análise textual discursiva. A análise das respostas dos estudantes evidencia o impacto positivo das oficinas na motivação dos estudantes, na construção de conceitos dessa área de conhecimento e na compreensão de processos industriais presentes nas empresas da região da Serra Gaúcha. O estudo demonstrou que a aplicação das oficinas produziu impactos relevantes para motivar os estudantes de Engenharia a estudar as disciplinas de Química dos currículos de seus cursos.

Palavras-chave


Oficinas de Química, Educação em Engenharia, Engajamento, Motivação


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p141-149

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 167