Linguagem de programação JULIA: uma alternativa open source e de alto desempenho ao MATLAB

João Marcello Pereira

ctbj/UFPI Brasil

Mario Benjamim Baptista de Siqueira

UnB Brasil

Resumo

O MATLAB® é um dos principais softwares utilizados nos cursos de ciências exatas e de engenharia para o ensino de programação numérica e pesquisa científica, em função de sua sintaxe de alto nível e dos diversos toolboxes do seu amigável ambiente de programação. Apesar das muitas vantagens, é um software proprietário que apresenta um alto custo de aquisição para as instituições de ensino e uso individual. Além disso, possui código fonte fechado e os programas nativos “.m” não são plenamente compatíveis em outros ambientes de programação com suporte a esse formato de arquivo. Embora existam softwares livres e open source com relativa semelhança de IDE (Integrated Development Environment ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado) e sintaxe de código, muitos desses softwares apresentam baixo desempenho computacional em relação ao MATLAB®. Dessa forma, o objetivo no presente trabalho é apresentar a linguagem de programação Julia, como alternativa ao MATLAB®, no ensino de programação numérica e simbólica, bem como de pesquisa científica. Neste trabalho são comparadas as características das duas linguagens de programação, sendo apresentado um benchmark entre as linguagens em que se avaliam o tempo de execução e os resultados dos cálculos. Para isso, foram implementados em JULIA e em MATLAB® os algoritmos Série de Fibonacci Recursiva e Gráfico 2D dos polinômios de Berstein e, ainda, utilizadas as funções nativas de cálculo simbólico, algébrico e equação diferencial numérica Runge-Kutta 45.

Palavras-chave


MatLab, Julia, Linguagens de Programação, Benchmark, Programação


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p132-140

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 164