Kit didático de baixo custo para práticas interdisciplinares em cursos de Engenharia Eletrônica

Luis Fernando Quintino

Vitor José Silva Santos

Faculdade de Tecnologia Carlos Drummond de Andrade

Eueliton Marcelino Coelho Junior

ORCID iD https://www.researchgate.net/profile/Eueliton_Coelho_Junior Faculdade de Tecnologia Carlos Drummond de Andrade Brasil

Alexandre Acácio de Andrade

Universidade Federal do ABC – CECS

Resumo

O presente artigo apresenta as vantagens na utilização de um kit didático de baixo custo para práticas interdisciplinares em cursos de engenharia eletrônica. São demonstrados os impactos positivos do projeto proposto no processo de ensino-aprendizagem, nas áreas de ensino relacionadas às engenharias e tecnologia. Foram elencadas as diversas placas e metodologias envolvidas no desenvolvimento do kit didático, bem como as diversas características potencializadas dos discentes durante as fases de criação de todos os circuitos relacionados ao presente projeto. Foi realizada uma comparação entre as vantagens e desvantagens, como o preço de um kit didático para eletrônica, tradicionalmente comercializado com o kit didático proposto pelo presente artigo. Apurou-se que o kit em evidência está em consonância aos dispositivos legais que regem os conteúdos e metodologias dos cursos de engenharia. Verificou-se que, além de possibilitar uma redução no custo para as instituições de ensino, contribui de maneira exponencial com a incorporação de novos conhecimentos por parte do estudante, exercitando a capacidade de autonomia do discente, no que tange ao desenvolvimento de projetos de eletrônica, além de ser ferramenta essencial no desenvolvimento de atividades interdisciplinares necessárias à formação completa do engenheiro.

Palavras-chave


Kit didático; Automação; Eletrônica; Baixo custo; Aprendizagem


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p124-131

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 174