Uma leitura das vivências com os egressos do projeto “filhos do IFPB”

Gerlane Barbosa Silva

Francisco das Chagas Nóbrega Figueirêdo

Ícaro Arcênio de Alencar Rodrigues

Geísio Lima Vieira

Patrícia Gomes Galdino

Resumo

RESUMO: Este trabalho apresenta o acompanhamento de egressos – que se caracteriza como uma ação importante no âmbito de instituições educativas – desenvolvido pelo projeto de extensão “Filhos do IFPB”, que objetivou acompanhar, com a colaboração de equipe multidisciplinar, os ex-alunos das turmas pioneiras dos Cursos Técnicos Integrados ao Nível Médio, formados em 2010 pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Câmpus Campina Grande. Nesse processo buscou-se contactar tais egressos a partir dos dados disponíveis no Sistema de Controle Acadêmico. O projeto promoveu um reencontro entre os ex-alunos, que teve a presença de 38 egressos. Foi aplicado um questionário para mapear o perfil do público-alvo e para definir as atividades a serem desenvolvidas. Foram ofertadas oficinas, palestras e momentos para diálogos e discussões entre os ex-alunos sobre temas pertinentes à vida acadêmica e profissional. Foram criados um blog e uma página na rede social Facebook sobre o projeto, para divulgar as atividades realizadas e socializar informações sobre oportunidades de emprego e eventos nas áreas de formação dos egressos. Obteve-se dos participantes uma avaliação positiva do trabalho realizado e conclui-se que essas ações devem ser expandidas no IFPB, por trazerem benefícios para o público-alvo e para a Instituição.

Palavras-chave


Egressos. Trabalho. Formação profissional. Educação


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692015v3n3p89-97

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2498

Total de downloads do artigo: 1359