Inglês para o ENEM: relato de experiência de um projeto de extensão no IFPB Campus Guarabira

Cláudia Regina Ponciano Fernandes

.

Ana Carolina Brito de Oliveira

 

Ítallo de Sousa Silva

Lays Silva Farias

Técnica em Edificações Integrado ao Ensino Médio, pelo Instituto Federal da Paraíba (Guarabira, Paraíba, Brasil).

Layse Pereira da Costa

Resumo

A prática de leitura em língua inglesa é uma ferramenta importante, essencial para auxiliar os estudantes durante a realização de prova e ou exames, como por exemplo o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O presente texto relata a experiência de um projeto de extensão voltado para o ensino de inglês destinado aos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus Guarabira, e de outras instituições públicas do município, com foco no ENEM, tendo como objetivo auxiliar esses estudantes no que se refere a compreensão e interpretação de textos em inglês a partir da prática de leituras e resolução de questões, com base nas provas do ENEM, dos anos anteriores. O projeto foi organizado em etapas de planejamento, execução e avaliação, com duração de sete meses.  Os três primeiros foram destinados à pesquisa e leitura de textos, elaboração de questões e planejamento para um curso de extensão. Os três meses seguintes voltaram-se para a realização de um curso de 30 horas e o último mês para avaliação do projeto.  Através de dados fornecidos pelos participantes, obtidos antes e no final do projeto, observou-se que no ENEM 2017 houve um aumento no número de acertos por partes dos participantes do curso quando comparado ao ENEM 2016, demonstrando a relevância do projeto e de sua continuação.

 

Palavras-chave


Língua inglesa. Leitura. ENEM.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692018v6n13p36-42

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1403

Total de downloads do artigo: 1359