A prática da arte marcial com crianças: um relato de experiência com ensino de jiu-jitsu no Campus Campina Grande

Camila Aquino Leite

Amanda Rocha Santos

Ana Karolina Silva Santos

Victor Hugo Alexandre Nascimento

Washington Nascimento Silva

Adenilson Targino Araújo Júnior

Resumo

O jiu-jitsu é uma arte marcial oriental que tem suas raízes ligadas aos preceitos religiosos essenciais para a formação de um cidadão de bem. Tais características contribuíram para a idealização de um projeto que apresentasse e ensinasse o Jiu-Jitsu às crianças da comunidade do bairro do Dinamérica e filhos dos funcionários do Instituto Federal da Paraíba, campus Campina Grande. Assim, o objetivo deste artigo é relatar as experiências dos discentes envolvidos neste projeto de extensão para prática da arte marcial com crianças. As aulas de Jiu-Jitsu ministradas às crianças foram realizadas na sala de artes marciais do campus. Contou com a participação de seis discentes do ensino médio, um de curso superior e o professor de educação física. Antes do início das aulas foram realizadas reuniões que tiveram como pauta o método lúdico de ensino às crianças, os conteúdos a serem abordados, assim como o planejamento das aulas. As experiências adquiridas na produção e realização do projeto foram de suma importância, pois proporcionaram aos discentes o contato com a dinâmica presente em aulas de artes marciais, e não como expectadores, mas como participantes ativos de todo o processo.

Palavras-chave


Educação física escolar. Arte marcial. Jiu-Jitsu.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692018v6n12p78-85

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1635

Total de downloads do artigo: 1836