Foco e Escopo

A Revista Práxis: saberes da extensão é uma publicação semestral da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB e publica artigos inéditos de natureza técnico-científica, resultantes de ações extensionistas, que possam contribuir para o desenvolvimento das ciências. Sua missão é socializar processos e produtos acadêmicos gerados a partir de conhecimentos empíricos que perdem sua originalidade para adotar a construção de novos conhecimentos através das atividades científicas, experimentais e relacionais. Esses processos e produtos satisfazem as necessidades de investigações teóricas, de comprovação de hipóteses científicas, além, de buscar soluções práticas para os problemas de natureza social, ambiental, tecnológica etc., inerentes à vida em sociedade. Entendemos que esses processos criativos de ação-reflexão-realização dão origem a uma práxis científica.

Aceita originais na forma de artigos de revisão, relatos de experiência, relatos de pesquisa, ensaios, memórias/IFPB, entrevistas e resenhas nas  áreas: Ciências Agrarias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Letras e Artes e Interdisciplinar.  

Os trabalhos enviados serão lidos inicialmente pela editoria-chefe da revista que, se considerar de acordo com a política editorial geral, os encaminharão para a apreciação de avaliadores; caso não atenda todos os itens das diretrizes estabelecidas na política editorial serão devolvidos ao(s) autor(es) para devidas correções.

 


Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos encaminhados à Revista Práxis: saberes da extensão passarão pelo crivo de dois avaliadores pertencente a seu quadro de avaliadores. Os processos de avaliação têm como critérios: as normas estabelecidas para a submissão de artigos; a relevância social do tema; a consistência teórica e metodológica da proposta; a originalidade e a qualidade argumentativa do texto. E poderá ser: 


a) aceito, sem alterações; 
b) aceito, com alterações a serem feitas pelos autores; 
c) rejeitado.

A pós a apreciação dos avaliadores os trabalhos são encaminhados a Comissão editorial, que indicará sobre a conveniência ou não da publicação, quando necessário, devolvendo aos autores para algumas alterações.   

A decisão final da publicação dos textos competirá a Comissão editorial que possuem autonomia para alterar à estrutura do texto quando necessário para maior concisão, clareza e compreensão, sem interferência no conteúdo, ideias ou significados postos pelos autores. 

Os autores receberão o resultado da submissão através do endereço eletrônico informado no cadastro. Por isso, devem ficar atentos ao e-mail e conhecer o fluxo editorial da revista, para garantir a continuidade da editoração do artigo, caso o mesmo seja aprovado para publicação.

Periodicidade

Publicação semestral


Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar conhecimentos ao público de forma gratuita proporciona a democratização dos saberes.


Equipe Editorial

Conselho Editorial da Revista Práxis: saberes da extensão

    Profa. Dra. Alexsandra Cristina Chaves, Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Brasil
    Prof. Me. Erivan Lopes Tome Junior, Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Brasil
    Sra. Ana Carolina de Araújo Abiahy, Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Brasil
    Prof. Dr. Elicarlos Marques Nunes, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Brasil