O COMPORTAMENTO SOCIOAMBIENTAL DO CONSUMIDOR: UM ESTUDO EM ALAGOA GRANDE – PB

Alex Gabriel Marques dos Santos

http://orcid.org/0000-0001-9750-1204

Tecnólogo em Gestão Comercial Pelo Instituto Federal da Paraíba - IFPB

Taysa Tamara Viana Machado

Brasil

Resumo

A presente pesquisa tem como finalidade investigar o comportamento socioambiental dos consumidores do município de Alagoa Grande – PB. Para a investigação das questões que norteiam este estudo, o tipo de pesquisa utilizada foi a descritiva. O universo da amostra foi composto por 69 consumidores que foram investigados por meio de questionários estruturados compostos por cinco assertivas sobre dados socioeconômicos e demográficos e a segunda com vinte e oito assertivas relacionadas ao comportamento socioambiental dos consumidores, que por meio da escala Likert de cinco pontos, analisaram o grau de concordância e discordância dos entrevistados sobre as assertivas. Os dados foram tratados por meio da análise descritiva estatística. Para tanto, foi utilizada a medida de tendência central moda, que identifica o valor que ocorre com maior frequência na distribuição da amostra. Os resultados mais relevantes apontaram que os consumidores apresentaram uma postura favorável ao comportamento socioambiental empresarial e estão dispostos a recompensar as empresas que possuem esses atributos bem como a pagar um valor mais elevado por produtos orgânicos ou com algum tipo de certificação ambiental. Conclui-se que para as empresas é vantajoso adotar uma postura ambientalmente responsável nesse município, pois além dos benefícios ambientais essas atitudes contribuem para atrair mais consumidores a comprarem em empresas que possuem responsabilidade socioambiental.   

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v1n1p%25p

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