“CONTANDO HISTÓRIAS QUE VENDEM”: O PODER DO STORYTELLING NA CONEXÃO CONSUMIDOR-EMPRESA E SEU IMPACTO NAS DECISÕES DE COMPRA

Autores

  • Mariana Pereira dos Santos Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Graduada em Administração.
  • Juliana Carvalho de Sousa Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
  • Aline Francilurdes Nery do Vale Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Doutoranda em Administração.
  • Luana de Andrade Pinheiro Borges Mestra (PPGA/UFRN) e bacharela em Administração (UFRN). Integrante do grupo de pesquisa NIP-TRAMA (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa Trabalho e Marxologia).

DOI:

https://doi.org/10.18265/2526-2289a2025id8604

Palavras-chave:

Storytelling, Comportamento do consumidor, Marcas.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a importância do storytelling na relação entre marca e consumidor e compreender a sua influência no poder de compra. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva. Para tanto, conduziu-se um grupo focal com 08 acadêmicos do curso de Administração da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Os dados obtidos foram analisados a partir da Análise de Núcleo de Sentido (ANS). Os resultados evidenciam que o storytelling é uma ferramenta de marketing importante capaz de gerar emoção e conexão entre consumidor e marca, além de influenciar indiretamente nas decisões de compra. Os achados deste estudo mostram-se relevantes por ampliarem o conhecimento sobre a temática do storytelling, indicando caminhos para pesquisas futuras que consideram a importância da percepção dos consumidores. Além disso, possibilitam às organizações alinharem suas estratégias às necessidades dos consumidores, reforçando a importância gerencial desta abordagem.

Biografia do Autor

Mariana Pereira dos Santos, Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Graduada em Administração.

Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Graduada em Administração.

Juliana Carvalho de Sousa, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutora em Administração (UNP). Docente efetiva do curso de Administração (UFERSA).

Aline Francilurdes Nery do Vale, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Doutoranda em Administração.

Doutoranda (UFRN). Mestre em Administração (UFERSA).

Luana de Andrade Pinheiro Borges, Mestra (PPGA/UFRN) e bacharela em Administração (UFRN). Integrante do grupo de pesquisa NIP-TRAMA (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa Trabalho e Marxologia).

Mestra (PPGA/UFRN) e bacharela em Administração (UFRN). Integrante do grupo de pesquisa NIP-TRAMA (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa Trabalho e Marxologia).

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Publicado

2025-01-02

Edição

Seção

Recursos Humanos