Gestão de mídia social: estratégias para impulsionamento do negócio com uso do aplicativo Instagram

Diognnys Cardoso Estevam

ORCID iD Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Brasil

Bruna Lyra Alves de Freitas

ORCID iD Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Brasil

Ana Isabela Fernandes Alves

ORCID iD Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Brasil

Flaviana Alves da Silva

ORCID iD Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Brasil

Raniery Bezerra da Silva

ORCID iD Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o uso da rede social Instagram da empresa Limpe Fácil Paris, localizadas na cidade de Guarabira, que atua com a comercialização de produtos de limpeza, como ferramenta de impulsionamento de negócio. O foco do trabalho foi fazer o posicionamento da marca por meio do aprimoramento do perfil do Instagram, de modo a atrair seguidores como potenciais clientes e impulsionar as vendas. A pesquisa é do tipo descritiva e foram analisados dados quantitativos coletados a partir do próprio mecanismo de mensuração da plataforma, o Instagram, envolvendo: alcance, engajamento, seguidores, perfil do cliente em relação a sexo, faixa etária e localização. Estes dados foram coletados a partir da prestação de serviço ofertada a empresa Limpe Fácil Paris, pela Empresa Júnior do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), do campus Guarabira, a Singular Empresa Júnior. A partir dos resultados obtidos, pode-se perceber que a ferramenta Instagram, de fato atua como uma impulsionadora para o desenvolvimento dos negócios, sobretudo quando bem planejada. No caso desta pesquisa, isso pode ser percebido, principalmente, pelo aumento de contas alcançadas e pelas ações de engajamento, que estão relacionados a interações, como comentários e compartilhamentos.  Percebe-se que o aumento de seguidores não foi significativo neste período de atuação junto à empresa, o que nos mostra que para atuar nas mídias digitais a empresa deve concentrar esforços diários e ter uma postura ambiciosa diante das possibilidades de alcance que o meio digital proporciona.

Palavras-chave


marketing digital; mídias sociais; Instagram.


Texto completo:

Referências


ARAGÃO, F. B. P.; FARIAS, F. G.; MOTA, M. O.; FREITAS, A. A. F. Curtiu, comentou, comprou. A mídia social digital Instagram e o consumo. Revista Ciências Administrativas, v. 22, n. 1, p. 130-161, 2016.

ALTAF, Joyce Gonçalves; SOUZA, Carolina Picorone de; ELERATI, Victor Fortes; NASCIMENTO, Luciano Alves; COSTA, Agnes de Souza. O USO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE MARKETING DE RELACIONAMENTO. Revista Vianna Sapiens, v. 10, n. 1, p. 32, 11 jul. 2019. Instituto Vianna Junior Ltda. http://dx.doi.org/10.31994/rvs.v10i1.578.

CASTRO, L. N. P. O.; RODRIGUES; J. G. P.; ROSA, A. J. S., SOARES, K. S.; FONSECA; M. A. F.; MACIEL, H. F. N.; MESSIAS, L. R. Empreendedorismo Digital – Mídias Sociais e o Impacto de Sua Adoção nas Empresas do Ramo de Varejo. Perpectivas Online: Humanas & Sociais Aplicadas, v.7, n.19, p.1-5, 2017.

DE ALMEIDA, A. C. G.; GARCIA, C. M.; DA SILVA ANDRADE, G.; ANDRADE, K. D. A.; DE SOUZA JUNIOR, M. A. A utilização do marketing digital e das mídias sociais nas micro e pequenas empresas. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 9, p. 93176–93190, 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n9-468. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36512. Acesso em: 15 sep. 2023.

DIMITRIOS, Belias; IOANNIS, Rossidis; ANGELOS, Ntalakos; NIKOLAOS, Trihas. Digital Marketing: the case of digital marketing strategies on luxurious hotels. Procedia Computer Science, v. 219, p. 688-696, 2023. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.procs.2023.01.340.

FARUK, Mohammad; RAHMAN, Mahfuzur; HASAN, Shahedul. How digital marketing evolved over time: a bibliometric analysis on scopus database. Heliyon, v. 7, n. 12, p. 08603, dez. 2021. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.heliyon.2021.e08603.

GABRIEL, M. Marketing na era digital: Conceitos, plataformas e estratégias. São

Paulo, 2010.

KAPLAN, Andreas M.; HAENLEIN, Michael. Users of the world, unite! The challenges and opportunities of Social Media. Business Horizons, v. 53, n. 1, p. 59-68, jan. 2010. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.bushor.2009.09.003.

LIRA, Állika Liana Lima de; ARAÚJO, Emily Gonzaga de. Instagram: do clique da câmera ao clique do consumidor. 2015. Trabalho apresentado no DT 02 – Publicidade e Propaganda do XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nordeste2015/resumos/R47-2744-1.pdf. Acesso em: 20 out. 2023.

OLIVEIRA, Jheslane Fontoura de; BITAR, Alan Barros; BORGES, Cejana Marques. MARKETING DE RELACIONAMENTO NO INSTAGRAM: estudo de caso do magazine luiza. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, n. 5, p. 1458-1476, 31 maio 2023. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciencias e Educacao. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v9i5.9880.

PEREIRA, J. A.; BERNARDO, A. Empreendedorismo Digital: estudo do Projeto Negócios Digitais desenvolvido pelo SEBRAE-PR em Maringá. Desenvolvimento em Questão, v. 14, n. 37, p. 293–327, 2016. DOI: 10.21527/2237-6453.2016.37.293-327. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/desenvolvimentoemquestao/article/view/4422. Acesso em: 14 set. 2023.

SELLER, M.L.; LAURINDO, F.J.B. Comunidade de marca ou boca a boca eletrônico: qual o objetivo da presença de empresas em mídia sociais? Gestão & Produção, vol.25, n.1, p. 191-2003, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gp/a/BXsw3gb8b5WGysXmWK3 ynHC/?lang=pt. Acesso em: 15 out. 2023

TORRES, C. A Bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec Editora, 2009.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289a2024id8493

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 225

Total de downloads do artigo: 162