Qualidade do serviço prestado por Transportadora através do Servqual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/2526-2289a2024id8179

Palavras-chave:

Qualidade, Serviços, Servqual, Transporte rodoviário.

Resumo

O estudo objetivou analisar a qualidade percebida do serviço prestado a empresas de 4 diferentes regiões do País por uma Transportadora de Teresina-Pi. A metodologia utilizada foi exploratória e descritiva, através de um estudo de caso. A pesquisa utilizou o instrumento de coleta SERVQUAL de 5 dimensões: aspectos tangíveis, confiabilidade, responsividade, segurança e empatia, adaptado às especificidades da empresa, e que possuiu 23 (vinte e três) variáveis. A análise se deu por estatística descritiva e correlações sobre as variáveis de perfil, e as relacionadas a expectativas e percepções dos clientes. Nos resultados, as expectativas excederam a percepção de qualidade dos serviços prestados. O cumprimento de prazos e a disponibilização de informações em tempo real foram apontadas como as variáveis mais frágeis. A percepção sobre os funcionários foi a característica que mais se aproximou das expectativas dos embarcadores.

Referências

AGÊNCIA BRASIL. Setor de serviços avança 2,3% em 2023, revela IBGE. 2024. Disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2024-02/setor-de-servicos-avanca-23-em-2023-revela-o-ibge. Acesso em 17 fev. 2024.

CARVALHO, Francisco Ricardo Duarte. Análise Fatorial. 2013. Dissertação (Mestre em Matemática) - Departamento de Matemática da Faculdade de ciências e tecnologia, Universidade de Coimbra, 2013.

CNT – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE TRANSPORTES. Boletins técnicos CNT: janeiro de 2024. 2024. Disponível em https://cdn.cnt.org.br/diretorioVirtualPrd/3bc09540-9611-4c1e-8155-9a8adcbf6bd2_CorteDocumento.png. Acesso em 20 abr. 2024.

COLONA, Sueli Ferreira; FEITOSA, Wilian Ramalho; KELCH, Rodrigo dos Santos. A case analysis about the assessment of quality of services in a logistics company in the light of the servqual model. Independent Journal of Management & Production – IJM&P, v.8, n.5, p. 641-658, Special Edition, 2016.

FERNANDES, Alice Munz et al. Qualidade em serviços: percepção discente baseada no modelo SERVQUAL. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v.8, n.2, p. 2005-2020, 2017.

FITZSIMMONS, James A.; FITZSIMMONS, Mona J. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia de informação. Porto Alegre: Bookman, 2014.

GARSON, G. David. Statnotes: Topics in Multivariate Analysis. North Carolina State University. 2009. Disponível em https://docplayer.net/25535564-Aus-statnotes-topics-in-multivariate-analysis-by-g-david-garson-zugriff-am.html. Acesso em 13 mai. 2022.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

HAIR JUNIOR, Joseph F.; ANDERSON, Rolph E.; TATHAM, Ronald L.; BLACK, William C. Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman, 2005.

KERSTEN, Wolfgang; KOCH, Jan. The effect of quality management on the service quality and business success of logistics service providers. International Journal of Quality & Reliability Management, v.27, n.2, p. 185-200, 2010.

KOROCOSKI, Saulo Roberto; FERREIRA, Pablo Lorenzato; ATMANCUZK, Maurício. A qualidade percebida por consumidores de serviços de reparação automotiva: uma aplicação do Modelo Servqual. Revista Organizações em Contexto, v.12, n.23, jan-jun. p. 221-240, 2016.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson, 2006.

McCOLLIN, Chris; OGRAJENSEK, Irena; GOB, Rainer; AHLEMEYER-STUBBE, Andrea. Servqual and the Process Improvement Challenge. Quality and Reliability Engineering International, n.27, p.705-718, 2011.

MILAN, Gabriel Sperandio; SILVA, Marcelo Benetti Correa da; De TONI, Deodir; LARENTIS, Fabiano. Adaptação da Escala Servqual para avaliação da qualidade dos serviços na construção de edificações multifamiliares. Revista de Administração da Unimep, v.12, n.2, mai-ago, p.136-158, 2014.

PARASURAMAN, A Parsu; BERRY, Leonard L.; ZEITHAML, Valarie A. A conceptual model of service quality and its implications for future research. Journal of Marketing, USA, v. 49, n. 4, p. 41-50, 1985.

PARASURAMAN, A Parsu; ZEITHAML, Valarie A.; BERRY, Leonard L. SERVQUAL: A Multiple-Item Scale for Measuring Consumer Perceptions of Service Quality. Journal of Retailing, v. 64, p. 12–40, 1988.

PENA, Mileide Moraes; SILVA, Edenise Maria Santos; TRONCHIN, Daisy Maria Rizatto; MELLEIRO, Marta Maria. O emprego do modelo de qualidade de Parasuraman, Zeithaml e Berry em serviços de saúde. Revista da Escola de Enfermagem USP, v.47, n.5, 2013.

POTZIK, Fabiola de Mattos; MESSIAS, Luana Costa Pierre de; OLIVEIRA, Sérgio Luis Ignácio de; OLIVEIRA, Paulo Sergio Gonçalves de. Avaliação da qualidade do serviço online prestado pelos aplicativos móveis para delivery utilizando a escala Servqual adaptada. Revista Organizações em Contexto, v.16, n.31, jan-jun, p. 369-388, 2020.

SILVA, Deoclécio Junior Cardoso da; GODOY, Leoni Pentiado; GODOY, Tais Pentiado; WEGNER, Roger da Silva; SUDATI, Lucas Urach. Utilização da escala Servqual para mensuração da qualidade: estudo de caso em uma empresa de transporte público. Revista de Administração da UFSM, v.12, n.5, p. 894-910, 2019.

SOUSA, Eduardo Mesquita.; LOPES, Evandro Luiz. Escalas Concorrentes: A Mensuração da Qualidade Percebida em Serviços Puros. Revista Pretexto, v. 22, n. 1, p. 36-52, 2021.

TONTINI, Gérson; ZANCHETT, Ricardo. Atributos de satisfação e lealdade em serviços logísticos. Revista Gestão & Produção, v. 17, n. 4, 2010.

TORRES, G. V.; GOUVEIA, T. M. O. A.; KAMLOT, D. Avaliação da Qualidade da Prestação de Serviços de Contabilidade para Micro e Pequenas Empresas do Município do Rio de Janeiro. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, v. 24, n. 3, p. 27-46, 2019.

VARGAS, Katiuscia Schiemer; SCHALENBERGER, Ingrid Monike Severo; HÖRBE, Tatiane de Andrade Neves. Avaliação da qualidade do serviço na representação médica: aplicação da metodologia Servqual. Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v.2, n.1, set-dez. p. 111-126, 2014.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2024-05-12

Edição

Seção

Administração da Produção e Logística