Qualidade do serviço prestado por Transportadora através do Servqual

Lauro Oliveira Viana

ORCID iD Universidade Federal do Piauí (UFPI) Brasil

Vanessa Vieira Alcântara

ORCID iD Universidade Federal do Piauí (UFPI) Brasil

Resumo

O estudo objetivou analisar a qualidade percebida do serviço prestado a empresas de 4 diferentes regiões do País por uma Transportadora de Teresina-Pi. A metodologia utilizada foi exploratória e descritiva, através de um estudo de caso. A pesquisa utilizou o instrumento de coleta SERVQUAL de 5 dimensões: aspectos tangíveis, confiabilidade, responsividade, segurança e empatia, adaptado às especificidades da empresa, e que possuiu 23 (vinte e três) variáveis. A análise se deu por estatística descritiva e correlações sobre as variáveis de perfil, e as relacionadas a expectativas e percepções dos clientes. Nos resultados, as expectativas excederam a percepção de qualidade dos serviços prestados. O cumprimento de prazos e a disponibilização de informações em tempo real foram apontadas como as variáveis mais frágeis. A percepção sobre os funcionários foi a característica que mais se aproximou das expectativas dos embarcadores.

Palavras-chave


Qualidade; Serviços; Servqual; Transporte rodoviário.


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289a2024id8179

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