Análise da estrutura organizacional de uma associação do interior do estado de São Paulo: implicações na satisfação e engajamento dos trabalhadores

Stefany Montagner Bonifácio

ORCID iD Universidade Estadual Paulista (UNESP) Brasil

Edward Goulart Junior

ORCID iD Universidade Estadual Paulista (UNESP) Brasil

Resumo

Associações são um tipo de Organização do Terceiro Setor, sendo que este se define principalmente por duas características: sem fins lucrativos e trabalho voluntário, muito embora possa existir o trabalho remunerado em algumas organizações do setor. A presente pesquisa analisou, de acordo com revisão bibliográfica, aspectos da estrutura organizacional de uma Associação do interior do Estado de São Paulo, assim como suas possíveis implicações na satisfação e engajamento dos trabalhadores. O método constituiu-se em pesquisa de levantamento, qualitativa e quantitativa, com amostra de 10 pessoas. Analisou-se os aspectos missão, projetos de treinamento e desenvolvimento, acompanhamento de desempenho e feedback (através de análise documental e entrevistas estruturadas com a coordenação). Posteriormente, aplicou-se um instrumento on-line (questionário) com os trabalhadores, composto por perguntas fechadas da Escala de Engajamento no Trabalho (SIQUEIRA et al., 2014) e outras adaptadas da Escala de Satisfação no Trabalho (SIQUEIRA, 2008). Para interpretação, utilizou-se a análise de conteúdo para entrevistas e estatística descritiva para o questionário. Os resultados indicam que: 1) níveis altos de satisfação no trabalho geralmente são acompanhados de níveis altos de engajamento; 2) trabalhadores remunerados são mais satisfeitos com a chefia do que os voluntários, e estes são mais satisfeitos com a natureza das tarefas; 3) a menor média geral de satisfação é com promoções, principalmente para os remunerados. A discussão com literatura indica que a Associação apresenta fatores preditivos de satisfação e engajamento no trabalho, sendo que alguns projetos estratégicos de Gestão de Pessoas podem potencializar ainda mais essa predição.

Palavras-chave


Satisfação no trabalho; engajamento no trabalho; terceiro setor; gestão de pessoas.


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289a2024id8168

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