Comportamento dos gastos corrente por aluno em períodos de crise e prosperidade econômica nos Institutos Federais no nordeste brasileiro

Amanda Correira de Oliveira

Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Brasil

André Leite Rocha

Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Brasil

Valdemir Silva

ORCID iD Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Brasil

Resumo

Entre os indicadores estabelecidos pelo Tribunal de Contas da União - TCU, com o intuito de contribuir para o aperfeiçoamento da Administração Pública em benefício da sociedade, está o Gasto Corrente por Aluno Equivalente que visa medir os custos por aluno em determinado período. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo é analisar o comportamento do indicador de custo dos Institutos Federais da região Nordeste brasileira entre os anos de 2010 e 2018 com o intuito de verificar se houve impacto nesse indicador antes e após a crise iniciada em 2014. Para alcançar os objetivos propostos, está pesquisa classificou-se como descritiva quanto ao objetivo, documental quanto ao procedimento e quantitativa quanto a abordagem. Para tanto, foram coletados no portal dos Instituições Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica os relatórios de gestão, a partir dos quais foram extraídos o resultado anual do indicador Gasto Corrente por Aluno. A amostra compreendeu os 11 Institutos Federais presentes nos 9 estados da Região Nordeste do Brasil. Como resultado, observa-se que durante os 9 anos analisados, um aluno custou em média R$ 14.313,82 para os cofres públicos e que apesar de ser esperada uma redução de gastos, no período de crise, os custos por alunos foram maiores neste período e que, apesar de estarem na mesma região, os custos por aluno se comportam de maneira distinta em cada instituto. Como contribuição espera-se que este estudo tanto para a literatura quanto à sociedade, por meio da disseminação do conhecimento necessário para a avaliação de desempenho dos recursos aplicados nos Institutos Federais.

Palavras-chave


Indicadores de gestão; Custos; Institutos Federais de Educação


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v8n3p55-74

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