Comportamento dos gastos corrente por aluno em períodos de crise e prosperidade econômica nos Institutos Federais no nordeste brasileiro
Resumo
Entre os indicadores estabelecidos pelo Tribunal de Contas da União - TCU, com o intuito de contribuir para o aperfeiçoamento da Administração Pública em benefício da sociedade, está o Gasto Corrente por Aluno Equivalente que visa medir os custos por aluno em determinado período. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo é analisar o comportamento do indicador de custo dos Institutos Federais da região Nordeste brasileira entre os anos de 2010 e 2018 com o intuito de verificar se houve impacto nesse indicador antes e após a crise iniciada em 2014. Para alcançar os objetivos propostos, está pesquisa classificou-se como descritiva quanto ao objetivo, documental quanto ao procedimento e quantitativa quanto a abordagem. Para tanto, foram coletados no portal dos Instituições Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica os relatórios de gestão, a partir dos quais foram extraídos o resultado anual do indicador Gasto Corrente por Aluno. A amostra compreendeu os 11 Institutos Federais presentes nos 9 estados da Região Nordeste do Brasil. Como resultado, observa-se que durante os 9 anos analisados, um aluno custou em média R$ 14.313,82 para os cofres públicos e que apesar de ser esperada uma redução de gastos, no período de crise, os custos por alunos foram maiores neste período e que, apesar de estarem na mesma região, os custos por aluno se comportam de maneira distinta em cada instituto. Como contribuição espera-se que este estudo tanto para a literatura quanto à sociedade, por meio da disseminação do conhecimento necessário para a avaliação de desempenho dos recursos aplicados nos Institutos Federais.
Palavras-chave
Indicadores de gestão; Custos; Institutos Federais de Educação
Texto completo:
Referências
ÁVILA, Carlos Alberto de. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na perspectiva da inovação institucional: um estudo de um modelo teórico-empírico a luz de indicadores institucionais. 2018. 259 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2018. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/32712/1/2018_CarlosAlbertode%C3%81vila.pdf. Acesso em: 04 set. 2020.
BARBOSA FILHO, Fernando de Holanda. A crise econômica de 2014/2017. Estudos Avançados, v. 31, n. 89, p. 51-60, 2017.
BASSI, Eduardo Rocha; SIMONETTO, Eugênio de Oliveira; COSTA, Vania Medianeira Flores. Utilização de indicadores de gestão de recursos humanos pelos institutos federais de educação, ciência e tecnologia (IFETs). In: XI Congresso Nacional de Excelência em Gestão. 2015. p. 1-21.
BEUREN, Ilse Maria Ilse. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade. Editora Atlas SA, 2008.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Manual para produção e análise de indicadores da rede federal de EPCT. Brasília, DF: MEC, 2012. Disponível em: http://sitesistec.mec.gov.br/images/arquivos/pdf/ manualrfepct. 28022012.pdf. Acesso em: 23 ago. 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Manual para produção e análise de indicadores da rede federal de EPCT. Brasília, DF: MEC, 2014. Disponível em: http://sitesistec.mec.gov.br/images/arquivos/pdf/manual_indicadores_gestao_ exercicio2014.pdf. Acesso em: 23 ago. 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Manual para cálculo dos indicadores de gestão das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – 2.0. Brasília, DF: MEC, 2016. Disponível em: http://sitesistec.mec.gov.br/images/arquivos/pdf/manual_de_indicadores_da_rfepct_2016.pdf. Acesso em: 23 ago. 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Relatório anual de análise dos indicadores de gestão das instituições federais de educação profissional, científica e tecnológica- exercício 2011. Brasília, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17983-sete c-analise-indicadores-2011&category_slug=agosto-2015-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 24 ago. 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Relatório anual de análise dos indicadores de gestão das instituições federais de educação profissional, científica e tecnológica- exercício 2017. Brasília, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=96381-rela torio-anual-analise-dados-indicadores-gestao-2017&category_slug=setembro-2018-pdf&Item id=30192. Acesso em: 24 ago. 2020.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Pentrice Hall, 2007. 167 p.
COSTA, Márcio Flávio Tenório. CUSTOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: um estudo da adequação do método custo corrente/aluno equivalente ao instituto federal de educação, ciência e tecnologia de Pernambuco. 2018. 97 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Controladoria, Programa de Pós-Graduação em Controladoria, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018. Disponível em: http://www.ppgc.ufrpe.br/sites/ww3.ppgc.uf rpe.br/files/documentos/dissertacao_ marcio_tenorio_-_copia.pdf. Acesso em: 25 ago. 2020.
FREIRE, Fátima de Souza; CRISÓSTOMO, Vicente Lima; CASTRO, Juscelino Emanoel Gomes de. ANÁLISE DO DESEMPENHO ACADÊMICO E INDICADORES DE GESTÃO DAS IFES. Revista Eletrônica de Engenharia de Produção e Correlatas, Florianópolis, v. 4, n. 7, p. 1-25, dez. 2007. Edição Especial. Disponível em: https://www.producaoonline.org .br/rpo/article /vie w/57/57. Acesso em: 17 set. 2020.
FURTADO, Lorena Lucena; CAMPOS, Gabriel Moreira. Eficiência técnica dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. In: Congresso USP Controladoria e Contabilidade. 2015. p. 1-15. Disponível em: https://congressousp.fipecafi.org/anais/ artigos152015/101.pdf. Acesso em: 25 ago. 2020.
GORI, Rodrigo Soares Lelis. Modelo de Distribuição de Recursos Orçamentários baseado em Indicadores de Desempenho para um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. 2016. 159 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas, Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2016. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/5599/Rodrigo%20Soares% 20Lelis%20Gori_.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 17 ago. 2020.
IF BAIANO (Bahia). Ministério da Educação. Perguntas Frequentes. 2018. Disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/. Acesso em: 07 set. 2020.
IF Sertão PE (Pernambuco). Ministério da Educação. Dúvidas Frequentes. 2015. Disponível em: https://www.ifsertao-pe.edu.br/index.php/ci-duvidas-frequentes. Acesso em: 07 set. 2020.
MACHADO, Sérgio Braga. Utilização de Indicadores de Desempenho na Avaliação de Gestão realizada pelo TCU. Monografia de Especialização: Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União. Brasília, 2004. 81p
MATSUMOTO, Marilia Souto et al. Indicadores de gestão do ensino técnico federal e sua correlação com eficiência acadêmica: uma análise da relação entre o desempenho discente e os investimentos ocorridos com a política pública de expansão dos institutos federais da região Nordeste entre 2012 e 2016. Navus-Revista de Gestão e Tecnologia, v. 9, n. 3, p. 07-19, 2019. Disponível em: http://navus.sc.senac.br/index.php/navus/article/view/769. Acesso em: 25 ago. 2020.
OLIVEIRA, Luiz Henrique Ignacio Correia de; FIGUEIREDO, Rosângela Gomes. Comportamento da execução orçamentária dos grupos de natureza dos gastos públicos em períodos de crise e prosperidade econômica nos estados e distrito federal. 2020. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Contábeis, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
PEREIRA, Josué Vidal. A evolução do gasto-médio/aluno e custo-médio/aluno da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação-Periódico científico editado pela ANPAE, v. 35, n. 2, p. 329, 2019.
PLATAFORMA NILO PEÇANHA (Brasil). Ministério da Educação (org.). Plataforma Nilo Peçanha: (ano base 2018). (ano base 2018). 2019. Disponível em: http://plataformanilop ecanha.mec.gov.br/2019.html. Acesso em: 09 nov. 2020.
RICHARSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 4. Ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
TCU. Tribunal de Contas da União – Técnica de Auditoria: Indicadores de Desempenho e Mapas de produtos. 1º ed. Brasília: TCU, 2000.
TORRE, José Alfredo Pareja Gomez de La. Gestão de Custos no Setor Público. Indaial: Uniasselvi, 2016. 196 p. Disponível em: https://www.uniasselvi.com.br/extranet/layout/req uest/trilha/materiais/livro/livro.php?codigo=21973. Acesso em: 12 out. 2020.
Visitas a este artigo: 308
Total de downloads do artigo: 239