MEIs de Guadalupe-PI: adaptando-se à COVID-19 com empreendedorismo digital

Aurielli Moreira dos Santos

ORCID iD Universidade Federal do Piauí (UFPI) Brasil

Juliana Carvalho de Sousa

ORCID iD Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) Brasil

Joyce Silva Soares de Lima

ORCID iD Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) Brasil

Anderson da Trindade Marcelino

ORCID iD Universidade Federal do Piauí (UFPI) Brasil

Resumo

O objetivo dessa pesquisa consiste em explorar a importância do empreendedorismo digital como estratégia para os Microempreendedores Digitais – MEIs de Guadalupe-PI durante a pandemia de COVID-19. O período pandêmico da COVID-19 foi declarado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 11 de março de 2020. Nessa data, a OMS reconheceu que o surto do novo coronavírus, que começou em dezembro de 2019 na China e se espalhou por todo o mundo. A pesquisa é de abordagem qualitativa, natureza descritiva, tendo como instrumento de coleta de dados uma entrevista com um questionário semiestruturado, sendo a técnica de análise dados de núcleo de sentido, e como participantes cinco MEI´S da cidade de Guadalupe. Com os resultados, foi possível perceber que diante da pandemia, mais de 1,4 milhões de empresas fecharam em 2021 por conta das dificuldades e do isolamento social, fazendo com que os MEI´s de Guadalupe-PI aderissem estratégias dentro de suas organizações, o empreendedorismo digital, buscando estratégias e utilizando as ferramentas digitais para a manutenção dos seus negócios, tendo como principal estratégia a utilização de redes sociais, como WhatsApp, o Instagram e o Facebook para a realização das suas atividades, como divulgação e propaganda. Comentando ainda, as principais dificuldades encontradas pelas organizações após o surgimento da COVID-19, e como os clientes se comportaram durante a pandemia. Outrossim, os resultados revelaram que os clientes aprovaram o atendimento online no decorrer da COVID-19, considerando o uso dos meios digitais a forma mais acessível diante do mercado de trabalho. Dessa forma, o estudo evidenciou a importância das ferramentas digitais em relação às vendas nas empresas no período pandêmico, levando assim, todas as suas vendas para o online. Por fim, o empreendedorismo digital foi fundamental para a realização das vendas, usando os meios digitais como uma solução e como uma forma de manter a empresa em funcionamento.

Palavras-chave


COVID-19; Empreendedorismo digital; Pandemia; Estratégias; Ferramentas digitais.


Texto completo:

Referências


ALDAY, Hernan E. Contreras. Estratégias empresariais. Coleção Gestão Empresarial, v. 2, p. 15-25, 2002.

ALLEN, J. P. “What is digital entrepreneurship?”. Disponível em: https://www.learndigitalentrepreneurship.com/2019/02/16/what-is-digitalentrepreneurship/. Acesso em: 20 mar. 2022.

ANSOFF, I. Estratégia Empresarial, McGraw-hill, São Paulo, 1977.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: edições, v. 70, p. 225, 1977.

BATISTA, C. H.; SILVA COSTA, S. T.; AMORIM, D. A. O crescimento do empreendedorismo motivado pela pandemia covid-19. Revista GeTeC, v. 14, 2024.

BERNARDO, W. G.; BARBOSA, R. A.; ROLIM, W. Empreendedorismo feminino informal: um estudo na cidade de Guarabira-PB. Revista Gestão e Organizações, v. 2, n.1, 2017.

BEZERRA, P. R. S.; SOUZA, S. M. A.; GONÇALVES, G. A. C. Estudo bibliométrico da produção científica internacional sobre empreendedorismo digital. Revista de Gestão e Secretariado, v. 13, n. 2, p. 75-100, 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução Nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Brasília, DF: CNS, 2012.

CASTRO, B. L. G. et al. Empreendedorismo e coronavírus: impactos, estratégias e oportunidades frente à crise global. Estudios Gerenciales, p. 49-60, 2021.

COSTA, I. S. Empreendedorismo digital: empreendedores que montaram seus negócios em Umarizal-RN durante a pandemia da Covid-19. Dissertação. Bacharelado em Administração Pública à Distância, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021.

CRESWELL, J. W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa: Escolhendo entre Cinco Abordagens. Penso Editora, 2014.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa Rio de Janeiro. Elsevier, 2008.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo corporativo. Elsevier Brasil, 2009.

FELIPE, E. S.; SANTOS, A. S. Empreendedorismo: Discussão conceitual, definições e um panorama do caso brasileiro. Desafio Online, v. 5, n. 1, p. 44-67, 2017.

FILHO, H. A. G.; VIANA, J. A. L. O impacto percebido pelos empreendimentos que aderiram a um aplicativo de marketing digital na região do brejo paraibano. Revista Gestão e Organizações, v.5, n.4, 2020.

FRANÇA, L. Empreendedorismo: estratégias implementadas pelos microempreendedores para permanecer no mercado. Dissertação Administração de Empresas. Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2017.

GHEMAWAT, P.; ESTRATÉGIA, A. Cenário dos Negócios. 2000.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GOMES, A. F. O empreendedorismo como uma alavanca para o desenvolvimento local. REA-Revista Eletrônica de Administração, v.4, n.2, 2011.

GUIMARÃES, C. P. et al. O empreendedorismo no contexto da covid-19: necessidade, oportunidade e solidariedade. Pensar Acadêmico, v.20, n.1, p. 93-105, 2022.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA ESTATÍSTICA - IBGE, 2021. Disponível em . Acesso em: 22 de nov. 2021.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA ESTATÍSTICA - IBGE, 2023. Guadalupe. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pi/guadalupe/historico. Acesso em: 15 mar. 2024.

JELONEK, D. The role of open innovations in the development of e- entrepreneurship. Procedia Computer Science, v. 65, p. 1013-1022, 2015.

JUNGES, J. R. Ética na pesquisa com humanos a partir da nova resolução n. 466/12. Conselho editorial, p. 91, 2014.

LEANDRO, R. A. Pequenos negócios e o digital durante o contexto de pandemia devido a Covid-19: a visão do designer. 2021.

MEIRA, A. L. et al. Empreendedorismo: empreendedorismo durante e pós pandemia. 2021.

MELO, M. Y. A. Empreendedorismo digital: evolução do e-commerce. 2021.

MISKOLCI, R. Novas conexões: notas teórico-metodológicas para pesquisas sobre o uso de mídias digitais. Revista Cronos. Natal. v.12, n.2, p. 09-22, 2011.

MONITOR, I. L. O. COVID-19 and the world of work. Updated estimates and analysis, v.27, 2020.

MONTEIRO, J. S. et al. Monitoramento de empreendedorismo global: o cenário do empreendedorismo no Brasil. Brazilian applied science review, v.6, n.1, p. 64-78, 2022.

NASSIF, V. M. J.; CORRÊA, V. S.; ROSSETTO, D. E. Estão os empreendedores e as pequenas empresas preparadas para as adversidades contextuais? Uma reflexão à luz da pandemia do COVID-19. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 9, n. 2, p. 1-12, 2020.

OLIVEIRA, A. et al. Empreendedorismo Digital: Suas Contribuições No Âmbito Econômico e Social. Revista Eletrônica Organizações e Sociedade, v. 8, n. 9, p. 56-68, 2023.

OLIVEIRA, E et al. Análise de conteúdo e pesquisa na área da educação. Revista diálogo educacional, v. 4, n. 9, p. 1-17, 2003.

OLIVEIRA, R. B.; LUCENA, W. M. O uso da Internet e das Mídias Digitais como ferramentas de Estratégia de Marketing. Destarte, v. 2, n. 1, p. 94-105, 2020.

PEREIRA, D. S. O papel dos bancos públicos na concessão de crédito para os pequenos negócios brasileiros durante a pandemia Covid-19. Dissertação. Mestrado Profissional em Economia de Empresas. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.

PEREIRA, M. Gestão Pública em um Contexto de Crise: Apoio ao Empreendedorismo de Pequenos Negócios no Estado de São Paulo Durante a Pandemia de Covid-19. Tese de Doutorado. 2022.

PEREIRA, J. A.; BERNARDO, A. Empreendedorismo Digital: estudo do Projeto Negócios Digitais desenvolvido pelo SEBRAE-PR em Maringá. Desenvolvimento em Questão, v.14, n.37, p. 293-327, 2016.

PINTO, A. R. et al. Empreendedorismo Digital no Setor Bancário Brasileiro: Análise a Partir do Surgimento das Fintechs. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 15, n. 1, p. e0753-e0753, 2023.

PINTO, A. R.; MARTENS, C. D. P.; SCAZZIOTA, V. V. Empreendedorismo digital em organizações: revisão integrativa da literatura e proposição de elementos de análise sob a ótica das capacidades dinâmicas. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 29, p. 627-660, 2023.

PINTO, R. A.; SANTOS, A.; MARTENS T. Impactos da pandemia de COVID-19 sobre o empreendedorismo digital nas instituições bancárias brasileiras: uma análise à luz das forças isomórficas. Estudios Gerenciales, v. 37, n. 158, p. 113-125, 2021.

SANTOS, E. S. A.; ODERICH, C. O. L. Gestão do tempo: estudo de mulheres empreendedoras. Revista Gestão e Organizações, v.6, n. 04, 2021.

SANTOS, J.; LIMA, A. P. Estratégias Digitais de Combate aos Impactos da Pandemia Covid-19 no Contexto Empresarial. International Journal of Marketing, Communication and New Media, n. 11, 2022.

SANTOS, L. V. R. Empreendedorismo feminino: inovação em marketing no combate aos efeitos negativos da pandemia da covid-19 em pequenos negócios. Trabalho de Conclusão de Curso. 2022.

SEBRAE. Disciplina de empreendedorismo. São Paulo: Manual do aluno, p.67, 2007.

SILVEIRA, A.; CARMO, H. M. O.; SANTOS S. R. Microempreendedor individual (mei): benefícios e desafios da legislação brasileira para a aplicação na prática da ação. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, v.2, n.1, p. 117-137, 2017.

SILVA, C. Atribuições do administrador judicial na recuperação judicial de empresas. 13-35 p. Trabalho de Conclusão de Curso. Bacharelado em Administração. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, João Pessoa, 2021.

SILVA, F. D. F. Empreendedorismo digital: Como as redes sociais estão ajudando a incrementar os pequenos empreendimentos no município de Redenção–CE. 2021.

SILVA, D. C. V. A importância da utilização do plano de negócios para implementação e sucesso de novos negócios na pandemia. Trabalho de Conclusão de Curso. 2021.

SOARES, T. M.; GOUVEIA, L. N. A. O empreendedorismo como fator de desenvolvimento Empresarial: Uma análise da empresa Pontes Calçados. Revista Gestão e Organizações, v.2, n.1, 2017.

SOUZA, I. T.; FERREIRA, F. L.; CHRISTINO, J. M. M. Uso de mídias sociais e gestão de marca pessoal de empreendedoras digitais. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 17, n. 2, p. 19-34, 2023.

VELHO, J. H. T. F.; FREITAS, J. C.; SEVERO, E. A. Análise do espírito empreendedor no âmbito online. Revista Gestão e Organizações, v. 5, n. 3, 2020.

VERMELHO, S. C. et al. Refletindo sobre as redes sociais digitais. Educação & Sociedade, v. 35, n. 126, p. 179-196, 2014.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289a2024id7484

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 120

Total de downloads do artigo: 62