COMPROMETIMENTO: UM ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL DENTRO DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Josinaldo Oliveira da Silva
  • Aniuska Almeida Napomuceno Fontinelli IFPB

DOI:

https://doi.org/10.18265/2526-2289v8n2p200

Resumo

Resumo

As condutas individuais e coletivas de líderes e colaboradores implicam no ambiente de trabalho quanto aos benefícios para a organização, uma vez que, o comportamento organizacional envolve tudo aquilo que é necessário para que o ambiente de trabalho seja harmonioso e que o colaborador tenha tranquilidade e segurança para a realização de suas atividades. Assim, partindo desta premissa, o presente trabalho se propõe a analisar as questões referentes as medidas de comprometimento nas organizações, como validação e precisão, na dinâmica organizacional relacionada à gestão de pessoas uma vez que, os resultados dos estudos acadêmicos de certo modo são utilizados como ferramentas voltadas para o diagnóstico que pretendem avaliar a relação existente entre o servidor e a organização. O objetivo deste estudo é justamente analisar e mensurar o comprometimento destes indivíduos com a organização onde atuam, tendo como objeto de pesquisa a Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Soares de Oliveira localizada no Sítio Lagoa de Fora – Área Rural, na cidade de Itapororoca-PB, através da pesquisa exploratória, bibliográfica e descritiva. Que após a análise dos resultados e dados coletados chega-se à conclusão de que o perfil em que mais se encaixam os servidores desta instituição o comprometimento instrumental onde cada servidor tem sua necessidade específica de permanecer na organização, seja por motivos de custos associados a sua saída ou por necessidade de permanência por outros motivos.

 

Palavras-chave: Comprometimento organizacional; Instrumental; Necessidade; Servidor.

Biografia do Autor

Josinaldo Oliveira da Silva

Jovem atuante na área das Ciências Humanas, Graduado em História pela Universidade Estadual da Paraíba, Especialista em Gestão da Educação Municipal - UFPB, Especialização em Gestão, Supervisão e Orientação Educacional - CINTEP, Graduado do Curso Superior Tecnológico em Gestão Comercial - IFPB. Experiencia profissional no Ensino de História - Prefeitura Municipal de Itapororoca, Direção de Divisão/ Prestação de contas de Conselhos Escolares de Unidades Executoras - Secretaria Municipal de Educação de Itapororoca. Professor de História - anos finais do ensino fundamental na Prefeitura Municipal de Mamanguape.

Aniuska Almeida Napomuceno Fontinelli, IFPB

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1999) e mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2004). Atualmente é professor titular do IESP- Instituto de educação Superior da Paraíba e professor da Faculdade iDEZ. , atuando principalmente nos seguintes temas: comprometimento organizacional, cooperativismo, plano estratégico, planejamento estratégico e serviços.

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Publicado

2023-09-13

Edição

Seção

Recursos Humanos