O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NO CONSUMO DURANTE A PANDEMIA: UMA PESQUISA COM ALUNOS DO CURSO SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL DO IFPB - CAMPUS GUARABIRA

Juliana Aparecida Moreira Xavier

IFPB - Campus Guarabira

Graduada em Gestão Comercial pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB

Allisson Silva dos Santos

ORCID iD http://lattes.cnpq.br/8553703836893305 Professor do IFPB - Campus Guarabira

Mestre em Administração com ênfase em Finanças e Métodos Quantitativos pelo Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Especialista em Metodologias Ativas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Bacharel em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. Integrante do do Núcleo de Estudos em Gestão e Negócios - NEGN/IFPB. Integrante do Núcleo de Extensão Catalisador de Empreendimentos Solidários - NUCAES/IFPB. Integrante do Núcleo de Pesquisas em Educação Financeira de Impacto - NUPEFI/IFPB. Professor Substituto de Administração do IFPB.

Raniery Bezerra da Silva

IFPB - Campus Guarabira

Graduando em Gestão Comercial pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB

Resumo

Ao identificar que as redes sociais on-line e a pandemia poderiam influenciar diretamente no comportamento de consumo dos discentes do Curso Superior de Gestão Comercial do IFPB - Campus Guarabira, realizou-se uma pesquisa quanti-qualitativa a fim de compreender o impacto das redes sociais no consumo durante a pandemia. Foi aplicado um questionário para um universo de 290 alunos de Gestão Comercial do Campus Guarabira-PB, pelo qual 70 se dispuseram a responder livremente as questões ligadas ao comportamento do consumidor, às redes sociais on-line e à pandemia. A amostra do estudo é considerada não probabilística por conveniência e para a realização da análise, utilizou-se de testes estatísticos, como frequência absoluta e relativa, média, moda e mediana, bem como análise qualitativa das respostas abertas dos respondentes. Foi possível identificar que as redes sociais on-line de fato impactaram o comportamento dos consumidores, juntamente com a pandemia. Percebeu-se que a maioria dos discentes teve alterações no consumo e no comportamento diante do cenário pandêmico e digital, os quais justificaram os impactos econômicos e psicológicos expressados pelos discentes. Baseando-se na literatura e nas respostas dos pesquisados, evidenciou-se que o consumidor perpassou por um processo de evolução tecnológica e se adaptou diante da Covid-19, sendo aspectos permanecentes no futuro do consumo.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v8n2p138

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