MANUTENÇÃO PLANEJADA: PROPOSTA DE AÇÕES EM UMA EMPRESA DE BENEFICIAMENTO DE COURO

LEONARDO DIAS DE SANTANA NETO

Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) Brasil

Engenheiro de produção.

Ana Cristina Goncalves Castro Silva

Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Docente do Colegiado de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e avaliadora do sistema nacional de avaliação do ensino superior do Ministério da Educação (MEC/INEP). Doutora em Engenharia Industrial pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Engenharia Mecânica [2008 - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE]. Engenheira de produção mecânica [2004 - Faculdades Integradas Ipitanga em parceria com o SENAI] e Técnica em refrigeração e ar condicionado [1998 - CEFET/PE]. Atuou como Analista de Processos Tecnológicos no SENAI-CIMATEC (Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia) no Setor de Gestão da Produção/Logística como Docente em cursos de Tecnologia e Engenharias, além de consultorias para organizações industriais. Atuou como Engenheira de Produção na Indústria e Gerente de Fábrica.

José de Castro Silva

Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) Brasil

Docente do Colegiado de Engenharia Mecânica (CENMEC) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Doutor em engenharia agrícola [2013 - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP] na área de máquinas agrícolas/refrigeração. Mestre em engenharia mecânica [2008 - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE] na área de sistemas térmicos/refrigeração. Engenheiro de produção mecânica [2003 - Faculdades Integradas Ipitanga em parceria com o SENAI/BA]. Engenheiro de Segurança do Trabalho [2019 - Faculdade Única/MG]. Técnico em refrigeração e ar condicionado [1994 - Escola Técnica Federal de Pernambuco]. Possui experiência em engenharia mecânica, engenharia de produção e engenharia agrícola (Cadeia do frio). Experiência (2009-2019) como avaliador do sistema nacional de avaliação do ensino superior do Ministério da Educação (INEP/MEC).

Pedro Vieira Souza Santos

Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) Brasil

Mestre em engenharia de produção (UFPE).

Engenheiro de produção (UNIVASF).

Resumo

Diante da necessidade cada vez maior de reduzir a perda nos processos para aumentar a competitividade, a busca por essas metodologias e técnicas são constantes. O presente trabalho teve como objetivo propor ações da manutenção planejada com foco na aplicação da manutenção preditiva nos equipamentos de uma empresa de beneficiamento de couro. A manutenção planejada é um dos pilares da TPM, que surgiu como um método de gerenciamento do sistema de manutenção, e hoje pode ser usada como uma metodologia para gestão de todo sistema produtivo. A técnica de pesquisa foi o estudo de caso, no qual, através de visitas in loco foi possível realizar a coleta de dados por meio de reuniões, questionários e acompanhamentos das atividades preditivas. Dessa forma, foi feita uma análise para uma gestão da manutenção com foco em melhorar a disponibilidade dos equipamentos críticos. Os resultados obtidos comprovaram a importância e o efeito positivo da análise preditiva, que a partir dela será possível fazer um planejamento das atividades da manutenção, evitando as paradas não planejadas e suas consequentes perdas para a organização.

Texto completo:

Referências


ALMEIDA, C. S.; VIDAL, M. C. R. Gestão da Manutenção Predial. 3. Ed. Rio de Janeiro: Fábrica de Livros, 2008.

BLOOM, N. Reliability Centered Maintenance (RCM): implementation made simple. 1ª. ed. New York: McGraw-Hill Professional, 2006.

BRAIDOTTI JUNIOR, J.W. A Governança da Manutenção na Obtenção de Resultados Sustentáveis. Rio de Janeiro: Editora Ciências Moderna Ltda, 2016.

CONEGLIAN, B. O. et al. TPM - “Total Productive Maintenance”: estruturação da manutenção planejada para o “Zero Quebra”. Ling. Acadêmica, v. 7, n. 2, p. 107-124, Batatais, 2017.

COSTA, Mariana de Almeida. Gestão estratégica da Manutenção: uma oportunidade para melhorar o resultado operacional. 2013. 103f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção). Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013.

DANTAS. J. C. Aplicação da manutenção produtiva total (TPM) em linhas de envase de cosméticos. (Dissertação de Mestrado) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas, São Paulo, 2016.

DHILLON, B. S. Maintainability, maintenance and reliability for Engineers. 1. ed. New York: CRC Press, 2006.

FERNANDES, C. H. A.; SILVA, A. C. G. C.; FERRAZ, A. V.; SANTOS, P. V. S. Aplicação da metodologia DMAIC para redução dos desperdícios em uma indústria de gesso do interior de Pernambuco, Brasil. NAVUS Revista de Gestão e Tecnologia, v. 11, p. 01-19, 2021.

FERRAZ JUNIOR, J. E. Mapeamento das percepções de desempenho da gestão da manutenção de sistemas de climatização prediais – O caso do INMETRO. Dissertação apresentada ao programa de mestrado da Universidade Federal Fluminense (UFF), 2009.

FREIRE, P. S. D. A manutenção centrada na confiabilidade (MCC) aplicada em um ambiente organizacional gerenciado pela manutenção produtiva total (MPT). 2012. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012.

KARDEC, A.; NASCIF, J. Manutenção: Função Estratégica. 4ª ed. Rio de Janeiro. Qualitymark, 2012.

MACHADO, W. R. B.; SANTOS, P. V. S. Mensuração da capacidade do processo de beneficiamento de uva de mesa em um packing house: estudo de caso em uma empresa no Vale do São Francisco. NAVUS Revista de Gestão e Tecnologia, v. 10, p. 01-15, 2020.

MORAES, G. Sistema de gestão de risco: princípios e diretrizes ISO 31000/2009 comentada e ilustrada. Rio de janeiro: livraria virtual, 2010. 235p.

MORAES, P. H. A. Manutenção produtiva total: estudo de caso em uma empresa automobilística. Taubaté: UNITAU, 2004.

MORENGHI, L. C. R. Proposta de um sistema integrado de monitoramento para a manutenção. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade de São Paulo, Campus São Carlos.

NETTO, W. A. C. A Importância e a Aplicabilidade da Manutenção Produtiva Total (TPM) nas Indústrias. 2008. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção). Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2008.

OTANI, M.; MACHADO, W. V. A proposta de desenvolvimento de gestão da manutenção industrial na busca da excelência ou classe mundial. Revista Gestão Industrial. Vol.4, n.2, 2008.

PEREIRA, Mário Jorge. Engenharia de Manutenção – Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2009.

PINTO, A. K.; XAVIER, J. N. Manutenção: função estratégica. Rio de Janeiro: Qualitymark. Ed. 2007.

PORTER, M. E. Estratégia Competitiva. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

RIBEIRO, H. A Bíblia do TPM: como maximizar a produtividade na empresa. Santa Cruz do Rio Pardo: Viena, 2014.

SANTOS, P. V. S.; ARAÚJO, M. A. A metodologia de Produção Mais Limpa (P+L): um estudo de caso em uma indústria de Curtume. Revista Gestão e Sustentabilidade Ambiental, v. 9, p. 524-547, 2020.

SANTOS, P. V. S.; ARAÚJO, M. A.; CEOLIN, A. C. Identificação de oportunidades em Produção Mais Limpa (P+L) na indústria de couro: um estudo de caso. In: IV Simpósio de Engenharia de Produção - SIMEP, 2016, Recife - PE. Anais do IV Simpósio de Engenharia de Produção - SIMEP, 2016. v. 1.

SANTOS, P. V. S.; SANTOS, L. di P. G. Avaliação da eficiência geral de equipamento como suporte para gestão da qualidade. FORSCIENCE, v. 9, p. e00914, 2021.

SIQUEIRA, Y. P. D. S. Manutenção centrada na confiabilidade: manual de implantação. 1ª (Reimpressão). ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2009.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

SOUZA, V. C. Organização e Gerência da Manutenção: Planejamento, programação e controle de manutenção. 3. Ed. São Paulo: All Print Editora, 2009.

VANZELLA, J. E. M. Implantação da Manutenção Autônoma em uma Indústria de Autopeças –Um estudo de Caso. (Dissertação de Mestrado, UNITAU). Taubaté, 2007.

WIREMAN, T. Developing performance indicators for managing maintenance. New York: Industrial Press Inc., 1998.

XENOS, H. G. Gerenciando a Manutenção Preventiva: o caminho para eliminar falhas nos equipamentos e aumentar a produtividade. Belo Horizonte. Nova Lima: IDNG Tecnologia e Serviços Ltda, 2004.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v8n2p185

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 257

Total de downloads do artigo: 192