PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS COMO ESTRATÉGIA NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Itamar Andrade Ferreira

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL Brasil

Nairon Nícolas da Silva Gomes

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SANTA CATARINA

Bernardo Meyer

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SANTA CATARINA

possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2011), Mestrado em Administração de Empresas pela DePaul University (2003) e Graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina - ESAG/UDESC (2000). Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Ciências de Administração e Chefe de Gabinete do Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atua no Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) e no Programa de Pós Graduação em Administração Universitária (PPGAU) da UFSC. Sua área de pesquisa está relacionada à estratégia e administração pública. É autor do livro Parcerias Público-Privadas: uma estratégia governamental

Resumo

O presente artigo apresenta as potencialidades advindas da adoção da estratégia de Parcerias Público Privadas para a reforma e gestão do estádio de futebol de uma universidade. Com base em três constructos teóricos: (i) Administração pública; (ii) Gestão Universitária; e (iii) Parcerias público privadas e na inter-relação do caso em análise com a literatura, foi possível apresentar as potencialidades e limitações da adoção da estratégia de PPP no caso específico. Como principais benefícios foram elencados: o compartilhamento dos riscos; o cumprimento da obra no prazo; e o respeito ao orçamento. Além disso, foram apresentadas linhas de ação para viabilizar a PPP e identificada a importância do planejamento integrado para o levantamento das demandas da Universidade. Como principal contribuição, este artigo discute sobre a inserção das PPPs no rol das estratégias que a universidade pode assumir para realizar suas atividades administrativas. Entretanto, foi verificado que o mindset burocrático e a falta de experiência na realização da estratégia de PPP são fatores que desestimulam sua adoção.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v8n2p113

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