PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS COMO ESTRATÉGIA NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
Resumo
O presente artigo apresenta as potencialidades advindas da adoção da estratégia de Parcerias Público Privadas para a reforma e gestão do estádio de futebol de uma universidade. Com base em três constructos teóricos: (i) Administração pública; (ii) Gestão Universitária; e (iii) Parcerias público privadas e na inter-relação do caso em análise com a literatura, foi possível apresentar as potencialidades e limitações da adoção da estratégia de PPP no caso específico. Como principais benefícios foram elencados: o compartilhamento dos riscos; o cumprimento da obra no prazo; e o respeito ao orçamento. Além disso, foram apresentadas linhas de ação para viabilizar a PPP e identificada a importância do planejamento integrado para o levantamento das demandas da Universidade. Como principal contribuição, este artigo discute sobre a inserção das PPPs no rol das estratégias que a universidade pode assumir para realizar suas atividades administrativas. Entretanto, foi verificado que o mindset burocrático e a falta de experiência na realização da estratégia de PPP são fatores que desestimulam sua adoção.
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