ESTRATÉGIAS DE MARKETING E SEU IMPACTO FINANCEIRO: UM ESTUDO DE CASO DA ADMINISTRAÇÃO DE UMA EMPRESA DO RAMO HOTELEIRO NA PRAIA DE PIPA/RN

Pablo Eduardo Nikolais Teixeira Bonifácio da Silva

ORCID iD Universidade Federal do Paraná Brasil

Leonardo de Almeida Chou

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O presente estudo teve como objetivo propor ações de marketing que impactem financeiramente na administração da empresa do ramo hoteleiro analisada através do estudo de caso. O estudo enquadra-se como descritivo e qualitativo, sendo a coleta de dados realizada por meio de pesquisa documental e entrevista não-estruturada com uma das sócias da empresa. Os principais resultados evidenciaram que através da análise SWOT e matriz 5W2H pode-se analisar cada etapa do processo da empresa e identificar possíveis problemas e soluções para alavancar o negócio. Ademais, identificou-se a importância das ferramentas de gestão e de marketing e que aliadas às mídias sociais e digitais podem impactar de maneira positiva nos aspectos financeiros e gerenciais. Por fim, concluiu-se que através dos resultados financeiros e indicadores do setor de hotelaria, a administradora detém uma considerável margem de crescimento se comparada a média brasileira, bem como identificou-se a importância da abordagem do marketing holístico.

Texto completo:

Referências


ADJEI, M. T.; CLARK, M. N. Relationship marketing in a B2B context: the moderating role of personality traits. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 17, p. 73-79, 2010.

AGGARWAL, N.; KAPOOR, M. Human resource information systems (HRIS) – Its role and importance in Business Competitiveness. Giant Jyoti E-Journal, v. 1, n. 2, 2012.

APPIO, J.; SCHARMACH, A. L. R.; SILVA, A. K. L.; CARVALHO, L. C.; SAMPAIO, C. A. C. Análise SWOT como diferencial competitivo: um estudo exploratório na Cooperativa Muza Brasil. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, v. 3, n. 3, p. 01-18, 2009.

AMARAL, A. L. P.; MELO, J. A. M. A importância das mídias sociais para o marketing de relacionamento. Negócios em Projeção, v. 7, n. 2, p. 17-30, 2016.

ARAÚJO, A. O. Contribuição ao estudo de indicadores de desempenho de empreendimentos hoteleiros, sob o enfoque da gestão estratégica. 2001. Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, São Paulo.

BARBOSA, P. S.; AMARAL, A. A. M. Empreendedorismo e gestão financeira: estudo de caso com microempreendedores em Ceilândia/DF. Negócios em Projeção, v. 10, n. 2, p. 184-195, 2019.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011

CARRILHO, B.; VELLANI, M. A importância da internet para o setor hoteleiro. Revista Hórus, v. 3, n. 1, p. 61-80, 2006.

CARVALHO, R. J. R. D. Branding para micro e pequenas empresas. 2010. Dissertação (Mestrado em Marketing) – Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, Faro.

FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Trad. Joice Elias Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FÓRUM DE OPERADORES HOTELEIROS DO BRASIL. Perspectiva de Desempenho da Hotelaria, v. 6, 2018.

FREIRE, S. M. S.; BARROS NETO, J. P.; SANTOS, S. M. Estratégias de marketing como ferramenta de gestão estratégica na pequena hotelaria: estudo de caso em hotéis de Fortaleza/CE. Revista Eletrônica de Administração, v. 6, n. 1, p. 1-18, 2007.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. 15. ed. São Paulo: Person Educacional do Brasil, 2015.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

LEUNG, X. Y.; BAI, B.; ERDEM, M. Hotel social media marketing: a study on message strategy and its effectiveness. Journal of Hospitality and Tourism Technology, v. 8, n. 2, p. 239-255, 2017.

LIMA, G. B.; CARVALHO, D. T. Estratégias de marketing e posicionamento de marca no setor hoteleiro. ReMark – Revista Brasileira de Marketing, v. 9, n. 3, p. 98-126, 2010.

LIMA, G. B.; GARCIA, S. F. A. A importância das mídias sociais na comunicação integrada de marketing: O caso Mont Blanc Premium Hotel. FACEF Pesquisa: Desenvolvimento e Gestão, v. 21, n. 1, p. 5-21, 2018.

LISBOA, M. G. P.; GODOY, L. P. Aplicação do método 5w2h no processo produtivo do produto: a joia. Iberoamerican Journal of Industrial Engeneering, v. 4, n. 7, p. 32-47, 2012.

MARTINS, B. I.; ALBUQUERQUE, L. C. E.; NEVES, M. Instagram insights: ferramenta de análise de resultados como nova estratégia de marketing digital. In: XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2018, Juazeiro. Anais... Juazeiro: INTERCOM, 2018, p. 1-15.

MATTOS, P. L. C. L. A entrevista não-estruturada como forma de conversação: razões e sugestões para sua análise. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 39, n. 4, p. 823-847, 2005.

MIA, L.; PATIAR, A. The use of management accounting systems in hotels: an exploratory study. International Journal of Hospitality Management, v. 20, p. 111-128, 2001.

MOURA, D. J. S.; ARAÚJO, A. B. A. Marketing e segmentação na atualidade: revisão teórica sobre os 4Ps. Revista Tecnologia & Informação, v. 1, n. 2, p. 7-23, 2014.

OLSON, E. M.; SLATER, S. F.; HULT, G. T. M.; OLSON, K. M. The application of human resource management policies within the marketing organization: The impact on business and marketing strategy implementation. Industrial Marketing Management, v. 69, p. 62-73, 2018.

PAIVA, S. I. O. Importância da contabilidade de gestão na hotelaria: Estudo de caso. 2015. Dissertação (Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira) – Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, Peniche – Portugal.

RASOTO, A. et al. Gestão financeira: enfoque e inovação. 1. ed. Curitiba: Aymará Educação, 2012.

RAUPP, F.M.; BEUREN, I.M. Metodologia da pesquisa aplicável às ciências sociais. In. BEUREN, I.M. (Org.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2006.

SARAIVA, P. M. Marketing digital: A utilização das mídias sociais como canal de comunicação no varejo de moda de Barbalha-CE. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, v.13, n. 44, p. 486-507, 2019.

SEBRAE. 5W2H: tire suas dúvidas e coloque a produtividade no seu dia a dia. 2017. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/5w2h-tire-suas-duvidas-e-coloque-produtividade-no-seu-dia-a-dia,06731951b837f510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 10 abr. 2020.

SHANG, J.; BASIL. D. Z.; WYMER, W. Using social marketing to enhance hotel reuse programs. Journal of Business Research, v. 63, p. 166-172, 2010.

SIGALA, M. Social networks and customer involvement in new service development (NSD): The case of www.mystarbucksidea.com. International Journal of Contemporary Hospitality Management, v. 24, n. 7, p. 966-990, 2012.

SILVA, F. W. A.; LIMA, P. F.; LIMA, M. M. L. Marketing digital como estratégia competitiva dentro das organizações: um estudo de caso em uma rede empresarial na região do Cariri-CE. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, v. 12, n. 42, p. 85-108, 2018.

TOMÉ, L. M. Panorama do setor hoteleiro no Brasil. Caderno Setorial Etene, v. 3, n. 53, p. 1-13, 2018.

TOMÉ, L. M. Panorama do setor hoteleiro no Brasil. Caderno Setorial Etene, v. 4, n. 93, p. 1-13, 2019.

VENTURA, K. S.; SUQUISAQUI, A. B. V. Aplicação de ferramentas SWOT e 5W2H para análise de consórcios intermunicipais de resíduos sólidos urbanos. Ambiente Construído, v. 20, n. 1, p. 333-349, 2020.

VERMA, M. Social Media a Promotional Tool: Hotel Industry. Journal of Adventures In Humanites, v. 5, n. 1, p. 221-223, 2018.

YAMASHITA, S. S.; GOUVÊA, M. A. Marketing de relacionamento: importância e implicações no mercado consumidor. Revista de Administração Mackenzie, v. 8, n. 4, p. 103-124, 2007.

YIN, R. K. Estudo de caso: Planejamento e Métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v7n3p47-59

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 734

Total de downloads do artigo: 438