A GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS: UMA ABORDAGEM SOCIOTÉCNICA
DOI:
https://doi.org/10.18265/2526-2289v8n1p112-129Resumo
O uso das tecnologias nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) revela a necessidade de compreendermos os aspectos sociocomportamentais oriundos da implantação de um sistema tecnológico uma vez que elas impactam não só as organizações, mas também os indivíduos. Esta pesquisa objetivou analisar a percepção do usuário interno sobre a implantação do processo eletrônico na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a partir de uma abordagem sociotécnica. O estudo de natureza qualitativa e de caráter exploratório foi realizado por questionário online - por meio da plataforma Google Forms – e enviado aos 77 Agentes de Gestão de Pessoas (AGPs). Nossa amostra tem 65 respondentes participantes o que corresponde a um valor percentual de 84,4%. Na técnica de análise de dados foi usado o aplicativo de software Excel e de forma complementar análise de conteúdo. Os achados apontam que o processo eletrônico trouxe mudanças positivas para a gestão administrativa da UFPB, mas ainda há elementos (tanto técnicos quanto sociais) que precisam ser otimizados em virtude da interrelação existente entre eles. De modo geral, a pesquisa confirmou que os usuários se sentem satisfeitos com a tecnologia e a reconhecem como necessária para uma melhor instituição.Referências
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