A GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS: UMA ABORDAGEM SOCIOTÉCNICA

Raiane Nayara Silva Pereira

http://orcid.org/0000-0002-3871-0046 Brasil

Formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e servidora da UFPB. Trabalha na área de Gestão Estratégica e Planejamento junto à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.

Mariano Castro Neto

http://orcid.org/0000-0002-5926-0486 Brasil

Doutor em Mídica e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e  Docente na Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior - MPPGAV. Atualmente é docente associado do Departamento de Educação do Campo da Educação da Universidade Federal da Paraíba - Campus I - João Pessoa - PB/Brasil.

Resumo

O uso das tecnologias nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) revela a necessidade de compreendermos os aspectos sociocomportamentais oriundos da implantação de um sistema tecnológico uma vez que elas impactam não só as organizações, mas também os indivíduos. Esta pesquisa objetivou analisar a percepção do usuário interno sobre a implantação do processo eletrônico na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a partir de uma abordagem sociotécnica. O estudo de natureza qualitativa e de caráter exploratório foi realizado por questionário online - por meio da plataforma Google Forms – e enviado aos 77 Agentes de Gestão de Pessoas (AGPs). Nossa amostra tem 65 respondentes participantes o que corresponde a um valor percentual de 84,4%. Na técnica de análise de dados foi usado o aplicativo de software Excel e de forma complementar análise de conteúdo. Os achados apontam que o processo eletrônico trouxe mudanças positivas para a gestão administrativa da UFPB, mas ainda há elementos (tanto técnicos quanto sociais) que precisam ser otimizados em virtude da interrelação existente entre eles. De modo geral, a pesquisa confirmou que os usuários se sentem satisfeitos com a tecnologia e a reconhecem como necessária para uma melhor instituição.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v8n1p112-129

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