A GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS: UMA ABORDAGEM SOCIOTÉCNICA

Autores

  • Raiane Nayara Silva Pereira
  • Mariano Castro Neto

DOI:

https://doi.org/10.18265/2526-2289v8n1p112-129

Resumo

O uso das tecnologias nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) revela a necessidade de compreendermos os aspectos sociocomportamentais oriundos da implantação de um sistema tecnológico uma vez que elas impactam não só as organizações, mas também os indivíduos. Esta pesquisa objetivou analisar a percepção do usuário interno sobre a implantação do processo eletrônico na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a partir de uma abordagem sociotécnica. O estudo de natureza qualitativa e de caráter exploratório foi realizado por questionário online - por meio da plataforma Google Forms – e enviado aos 77 Agentes de Gestão de Pessoas (AGPs). Nossa amostra tem 65 respondentes participantes o que corresponde a um valor percentual de 84,4%. Na técnica de análise de dados foi usado o aplicativo de software Excel e de forma complementar análise de conteúdo. Os achados apontam que o processo eletrônico trouxe mudanças positivas para a gestão administrativa da UFPB, mas ainda há elementos (tanto técnicos quanto sociais) que precisam ser otimizados em virtude da interrelação existente entre eles. De modo geral, a pesquisa confirmou que os usuários se sentem satisfeitos com a tecnologia e a reconhecem como necessária para uma melhor instituição.

Biografia do Autor

Raiane Nayara Silva Pereira

Formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e servidora da UFPB. Trabalha na área de Gestão Estratégica e Planejamento junto à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.

Mariano Castro Neto

Doutor em Mídica e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e  Docente na Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior - MPPGAV. Atualmente é docente associado do Departamento de Educação do Campo da Educação da Universidade Federal da Paraíba - Campus I - João Pessoa - PB/Brasil.

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Publicado

2023-04-26

Edição

Seção

Gestão Pública e Governança