GESTÃO DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NO IFPB: UMA ANÁLISE DA TRAMITAÇÃO NAS COORDENAÇÕES DE CURSOS

Daví de Sousa Silva

http://lattes.cnpq.br/2604083099422971 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. Brasil

Ana Cristina Alves de Oliveira

http://lattes.cnpq.br/1492085481698131 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. Brasil

Resumo

O IFPB utiliza os processos administrativos como ferramenta de gestão do ensino. A partir do ano de 2020 a instituição vem passando por uma modificação administrativa através da inserção dos processos eletrônicos. O objetivo deste trabalho foi realizar uma descrição e análise quantitativa da tramitação de processos administrativos no âmbito do IFPB na busca de encontrar possíveis gargalos na tramitação dos processos da área de ensino e analisar o impacto da inserção dos processos eletrônicos. A metodologia caracterizou-se, quanto ao tipo como pesquisa descritiva, com abordagem quali-quantitativa e corte transversal. Sendo realizada uma pesquisa bibliográfica, um levantamento documental e uma análise quantitativa dos dados dos processos. A inclusão dos processos eletrônicos na instituição aumentou a efetividade de finalização de processos. É notória a transição entre o volume de processos físicos para um maior número de processos eletrônicos, e que para continuar avançando neste sentido, a liberação da abertura de processos eletrônicos por alunos menores de idade é um passo importante. Foram identificados alguns processos que possuem tempo de finalização elevado. Enquanto limitações do estudo, apontamos a impossibilidade de elencar, de fato, quais os fatores levam a lentidão na tramitação de alguns tipos de processos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v8n1p90-111

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