GESTÃO DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NO IFPB: UMA ANÁLISE DA TRAMITAÇÃO NAS COORDENAÇÕES DE CURSOS
Resumo
O IFPB utiliza os processos administrativos como ferramenta de gestão do ensino. A partir do ano de 2020 a instituição vem passando por uma modificação administrativa através da inserção dos processos eletrônicos. O objetivo deste trabalho foi realizar uma descrição e análise quantitativa da tramitação de processos administrativos no âmbito do IFPB na busca de encontrar possíveis gargalos na tramitação dos processos da área de ensino e analisar o impacto da inserção dos processos eletrônicos. A metodologia caracterizou-se, quanto ao tipo como pesquisa descritiva, com abordagem quali-quantitativa e corte transversal. Sendo realizada uma pesquisa bibliográfica, um levantamento documental e uma análise quantitativa dos dados dos processos. A inclusão dos processos eletrônicos na instituição aumentou a efetividade de finalização de processos. É notória a transição entre o volume de processos físicos para um maior número de processos eletrônicos, e que para continuar avançando neste sentido, a liberação da abertura de processos eletrônicos por alunos menores de idade é um passo importante. Foram identificados alguns processos que possuem tempo de finalização elevado. Enquanto limitações do estudo, apontamos a impossibilidade de elencar, de fato, quais os fatores levam a lentidão na tramitação de alguns tipos de processos.
Texto completo:
Referências
BAIA JÚNIOR, Gilberto Castelo Branco. Os pilares da administração e a gestão de processos: estudo de caso em uma empresa do setor de serviços educacionais de línguas estrangeiras. (Trabalho de Conclusão de Curso, Graduação), Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza, 2017. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/36979/1/2017_tcc_gcbbaiajunior.pdf . Acesso em 08 de ago. 2021.
BARRETO, Tatiane dos Santos. Informatização dos Processos Eletrônicos na UFPR. Monografia de Pós Graduação em Gestão Pública, CIPEAD, UFPR, Curitiba, 2018. Disponível em: https://www.acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/60549/R%20-%20E%20-%20TATIANE%20DOS%20SANTOS%20BARRETO.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 05 de jan. 2022.
BECKEN, A. et al. Os conceitos da Indústria 4.0 associados a abordagem da capacidade dinâmica. Anais: engenharia da produção, v.2, n.1, Santa Maria - UCEFF, jan. 2018. p. 124 a 126.
BERGUE, Sandro Trescastro. Gestão de pessoas em organizações públicas: uma abordagem orientada para a Administração Pública Municipal. Caxias do Sul: Educs, 2005.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acesso em 23 Nov. 2021.
BRASIL. Decreto nº 8.539, de 8 de Outubro de 2015. Presidência da República. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2015-2018/2015/Decreto/D8539.htm. Acesso em 10 de jul. 2021.
BRASIL. Procuradoria Geral da República. Secretaria Jurídica e de Documentação. Manual de Gestão de Processos / Escritório de Processos Organizacionais do MPF. Brasília: MPF/PGR, 2013. 53p. ISBN 978-85-85257-06-4
COSTA, Luisa. INDICADORES: CONTRAPONDO GESTÃO E QUALIDADE ACADÊMICA EM IFES. Revista Gestão e Organizações, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 107-122, jun. 2020. ISSN 2526-2289. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/4482/1358. Acesso em 10 Nov. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v5n1p107-122.
FERREIRA, André Ribeiro. Análise e melhoria de processos / André Ribeiro Ferreira; revisão e adaptação. Coordenação-Geral de Projetos de Capacitação. _ Brasília: ENAP/DDG, 2013. 106p
GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2017.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB). Regimento Didático dos Cursos Técnicos Subsequente. IFPB. Comissão de Sistematização. João Pessoa. 2011. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/pre/assuntos/regulamentos/Arquivos/regimento-didatico-dos-cursos-tecnicos-subsequente.pdf/view. Acesso em 14 de jul. 2021.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB). Regimento Didático dos Cursos Técnicos Integrados. IFPB. João Pessoa, 2014. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/pre/assuntos/regulamentos/Arquivos/regimento-didatico-dos-cursos-tecnicos-integrados.pdf . Acesso em 22 de mai. 2021.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB). Regimento Didático dos Cursos Superiores Presenciais e a Distância. IFPB. João Pessoa. 2016. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/cajazeiras/ensino/regulamentos/documentos/normas-didaticas-para-os-cursos-superiores/view. Acesso em 13 de mai. 2021.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB). Instrução normativa DES/DAPE/DCAD/PRE/RE/IFPB Nº 001/2019. Normatiza os Procedimentos para Reconhecimento de Competências/Conhecimentos Adquiridos, Aproveitamento de Estudos. IFPB. 2019. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/pre/assuntos/documentos-normativos/arquivos/instrucao-normativa-des-dape-decad-pre-re-no-001-2019.pdf/view. Acesso: 10 de mai. 2021.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB). Nota técnica 5/2020 - PRE/REITORIA/IFPB. Dispõe sobre as Normativa e os procedimentos para apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC e/ou Relatório de Estágio na modalidade virtual e dá outras providências. IFPB. João Pessoa. 2020a. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/pre/assuntos/documentos-normativos/nota-tecnica-pre-re-no-005-2020-normativa-os-procedimentos-para-apresentacao-de-trabalho-de-conclusao-de-curso-2013-tcc-e-relatorio-de-estagio-na-modalidade-virtual-e-da-outras-providencias.pdf . Acesso em 15 de mai. 2021.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB). Nota Técnica 6/2020 - PRE/REITORIA/IFPB de 30 de junho de 2020. Dispõe sobre as orientações e procedimentos para depósito dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e Relatórios de Estágios (RE) no Repositório Institucional (RI) no âmbito do IFPB. João Pessoa, 2020b. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/pre/educacao-superior/legislacao-e-normas/Arquivos/nota-tecnica-6-2020-pre-reitoria-ifpb.pdf/view . Acesso em 12 de jun. 2021.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB). Nota técnica 7/2020 - PRE/REITORIA/IFPB de 7 de agosto de 2020, Dispõe sobre as orientações acerca da execução das Atividades de Ensino Não Presenciais (AENPs) durante a Pandemia da COVID-19 – Resolução IFPB/CS no 29/2020 . João Pessoa, 2020c. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/santarita/ensino/atividades-nao-presenciais/documentos-e-resolucoes/nota-tecnica-pre-aenps.pdf/view . Acesso em 21 de abr. 2021.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB). Resolução 27/2020 - CONSUPER/DAAOC/REITORIA/IFPB. João Pessoa, 2020d. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/orgaoscolegiados/consuper/resolucoes/ano-2020/aprovadas-ad-referendum/resolucao-no-27 . Acesso em 13 de nov. 2021.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB). Portaria 30/2020 – emitido pela Pró-reitoria de Ensino PRE/REITORIA/IFPB, de 20 de outubro de 2020e. Disponível em: https://estudante.ifpb.edu.br/media/cursos/100/documentos/Portaria_30-2020_-_Procedimentos_para_abertura_de_processos_eletronicos.pdf. Acesso em 05 de dez. 2020.
MATIAS-PEREIRA, José. Governança no setor público. São Paulo: Atlas, 2010.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 8.
ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MEDEIROS JÚNIOR, Ivan. Como tramitar um processo eletrônico. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. 2018. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/ti/catalogo-de-servicos-de-ti/sistemas-para-a-administracao/suap/modulo-processo-eletronico/para-protocolos/como-tramitar-um-processo-eletronico. Acesso: 15 de jul. 2021.
MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. São Paulo: Atlas, 2008.
SACOMANO, J. B. et al. (Org.) Indústria 4.0: conceitos e fundamentos. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda, 2018.
Visitas a este artigo: 428
Total de downloads do artigo: 391