APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE PARA ELABORAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO GERENCIAL DIRIGIDO À GESTÃO DE ESTOQUE: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DE VAREJO

Maria Eduarda Conceição Páscoa de Oliveira

Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco Brasil

Laís Virgínia Inocêncio da Silva

Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco Brasil

Rayane Kelle Anastácio de Lima

Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco Brasil

Luiz Guimarães Ribeiro Neto

Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Doutor em Engenharia Civil, área de concentração: Transporte e Gestão das Infraestruturas Urbanas na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2021). Mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1998). Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (1995). Graduação em Administração pela AIEC (2009). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Campus Igarassu - Depto de Administração. 24 anos de experiência profissional nas áreas de transporte e processos operacionais. 22 anos de experiência na área de educação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar como a implantação de ferramentas da qualidade pode proporcionar oportunidades de melhoria na gestão operacional do estoque de uma empresa no ramo do varejo. A motivação para sua realização é decorrente da importância que o controle dos estoques exerce no ambiente empresarial. Introduzir um modelo de gestão mais eficiente proporciona uma melhor coordenação na movimentação dos materiais, além de oportunizar um maior controle no processo de compras e, consequentemente, possibilita melhores resultados operacionais e financeiros para uma organização. A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de caráter intervencionista. A utilização das ferramentas da qualidade: folha de verificação, brainstorm, diagrama de Ishikawa, 5W2H, kanban e classificação ABC tornou possível a elaboração de um plano de ação a curto e médio prazo. Como resultado da sua implantação, observou-se a identificação de procedimentos inadequados e, consequentemente, foram introduzidas metodologias de trabalho mais eficazes nas áreas de compras e armazenagem da empresa em estudo.

Texto completo:

Referências


ARRUDA, Ana Cláudia Salatiel et al. Aplicação de ferramentas de qualidade na gestão de estoques em uma empresa distribuidora de medicamentos In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção- Enegep, 2020, Joinville, SC, Brasil.

BAILLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 5. ed. - Porto Alegre: Bookman, 2006.

BAZONI, Anderson Acácio F et al. Implantação do diagrama de Ishikawa em uma empresa do segmento de tintas e materiais para construção, para solucionar problemas de estocagem e recebimento. 2015. Revista Gestão em foco. Ed. 07, pp. 227-238, 2015.

CALDAS, Sergio Goulart de Faria. Aplicação do Gráfico de Gantt em Microempresa de Confecção para Otimização do Planejamento Operacional. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Engenharia Têxtil. Universidade de Tecnológica Federal do Paraná. Apucarana, 2019.

CAMPOS, André Gustavo de Guimarães Anchieta de Araújo. Gestão de estoque em micro e pequenas empresas: estudo de caso de uma empresa de varejo de produtos de ciclismo da cidade de Brasília do Distrito Federal. 2018.

CARVALHO, Paulo César Oliveira et al. A importância do gerenciamento de estoque nas micro e pequenas empresas de materiais de construção de São Gonçalo. Revista de trabalhos acadêmicos-campus Niterói, n. 2, 2017.

CONCEIÇÃO, j. f., e MARTINS, c. a. k. Gestão de estoques: análise no estoque de uma microempresa de aquecedores. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)- Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração, 2019.

COSTA, Danielle Rodrigues et al. Aplicação de ferramentas da gestão de estoque e custo: um estudo de caso em uma loja de artigos e acessórios para automóveis em Marabá- PA. Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção, vol. 5. n. 8. p. 98-116, 2017.

DANIEL, Érika Albina; MURBACK, Fábio Guilherme Ronzelli. Levantamento bibliográfico do uso das ferramentas da qualidade. Gestão & Conhecimento, v. 8, p. 1-43, 2014.

DAYCHOUM, Merhi. 40+20 Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento. 7. ed. - Rio de Janeiro. BRASPORT, 2018.

DE PAULA, Alessandra; SELEME, Robson. Logística: Armazenagem e materiais. Curitiba: Intersaberes, 2019.

DE PAULA, Gilles B. Planejamento Estratégico, Tático e Operacional – O Guia completo para sua empresa garantir os melhores resultados! Treasy, 2015. Planejamento operacional. Disponível em: https://www.treasy.com.br/blog/planejamento-estrategico-tatico-e-operacional. Acesso em: 22/05/2021.

GAYER, Jéssika Alvares Coppi Arruda et al. Planejamento e controle de estoques: Um fator competitivo em micro e pequenas empresas. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção- Enegep, 2020.

LIMA, Joilson Souza de. O Planejamento Estratégico como Ferramenta de Gestão. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 03, Vol. 03, pp. 58-69, março de 2018.

LINS B. F. E. (1). Ferramentas básicas da qualidade. Ciência Da Informação, 22(2). Recuperado de http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/502. Acesso em 20/06/2021.

LISBOA, Rogério Junio Sousa et al. Planejamento operacional nos canteiros de obra: estudo de caso no município de Goiânia. 2018.

LUCAS, Graziane Simone De Souza. Et al. Proposta de implementação da ferramenta de gestão de estoque para aumento de vendas na Empresa Rodrigo Autopeças. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 10, V. 24, pp. 05-24. 2020.

MACHADO, Simone Silva. Gestão da qualidade. Inhumas: IFG; Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2012.

MASCARENHAS, Sidnei A. Metodologia científica. -2. ed. - São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2018.

MENESES, Vitor Nascimento et al. A aplicação de ferramentas da qualidade em uma indústria metalúrgica de produtos de aço. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção- Enegep. Pp 2-19, 2017. Joinville, SC, Brasil.

MOURA, Renato Silva. Implantação do ciclo PDCA na gestão de estoque: estudo de caso em uma empresa do ramo têxtil. Administradores.com 2019. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/implanta%C3%A7%C3%A3o-do-ciclo-pdca-na-gest%C3%A3o-de-estoque-estudo-de-caso-em-uma-empresa-do-ramo-textil. Acesso em: 10/06/2021.

PANICHI, Thiago Henrique Ferreira. Comparação dos métodos de gerenciamento de estoques e seu impacto na gestão de pequenas empresas, 2018.

PEQUENOS negócios em números. SEBRAE, 2018. Disponível em:

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/sp/sebraeaz/pequenos-negocios-em-numeros,12e8794363447510VgnVCM1000004c00210aRCRD#:~:text=No%20Brasil%20existem%206%2C4,(16%2C1%20milh%C3%B5es. Acesso em: 05/06/2021.

PEREIRA, Felipe Eduardo Daher. Aplicação do PDCA na otimização da logística e do estoque em uma pequena empresa da Zona da Mata Mineira. Repositório de Trabalhos de Conclusão de Curso, 2020.

ROCHA, Daniel Pereira et al. O método Kanban e sua importância como ferramenta de qualidade na gestão de estoque. Id on Line Rev.Mult. Psic. Julho/2020, v.14, n.51, p. 1060-1069.

SILVA, Bráulio Wilker. Gestão de Estoques: Planejamento, Execução e Controle. 2.ed. João Monlevade: BWS consultoria, 2019.

SILVA, Maria Carla Nascimento et al. Gestão de estoques: Implementação da ferramenta 5w2h para o controle de estoque das matérias-primas, 2019.

YIN, Robert K. Estudo de caso Planejamento e Métodos. 2015.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v7n3p01-16

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 917

Total de downloads do artigo: 412