SINDICALISMO PATRONAL RURAL DE IPORÁ, DIORAMA E ISRAELÂNDIA: DESCRIÇÃO DO MODELO DE REPRESENTAÇÃO DE CLASSE

Maria Gláucia Dourado Furquim

ORCID iD Instituto Federal Goiano Brasil

José Carlos de Sousa Júnior

ORCID iD Instituto Federal Goiano Brasil

Laura de Campos Fernandes

Instituto Federal Goiano Brasil

Juliano de Caldas Rabelo

ORCID iD Instituto Federal Goiano Brasil

Resumo

O sindicalismo rural patronal surgiu com o intuito de defender e atender as demandas dos produtores rurais, figurando assim, como uma entidade representativa da classe produtora rural. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo descrever as atividades desenvolvidas pelo Sindicato Patronal Rural de Iporá, Diorama e Israelândia, bem como, identificar o número de produtores sindicalizados, os serviços prestados e os desafios enfrentados atualmente pela entidade, considerando a importância econômica das atividades agropecuárias para a constituição do PIB nos municípios de abrangência. Os procedimentos metodológicos adotados na realização da pesquisa, compreendem em atividades in loco na sede do Sindicato Rural de Iporá, Diorama e Israelândia e análise documental de dados disponibilizados que possibilite a elaboração de um panorama do Sindicato, configurando em uma pesquisa quali-quantitativa quanto a sua natureza. Os resultados sinalizam que o número de sindicalizados ao longo dos anos tem apresentado inexpressivo crescimento, tendo um aumento de 16% desde a fundação, sendo este o principal gargalo enfrentado pela diretoria da instituição. Todavia, tem-se buscado estabelecer e fortalecer parcerias que reforçam na percepção dos atuais associados a importância da entidade na defesa legitima dos interesses da classe produtora.

Texto completo:

Referências


ACERBI, S. M. S. Sindicato Rural, Administração e Serviços, São Paulo, LTr, 1995.

AIRES, N. B. F.; VESSEN JUNIOR, M. V. Sobre as origens do sindicalismo patronal brasileiro. Conhecimento Interativo, São José dos Pinhais - PR, v. 8, n. 1, p. 113-122, Jan./Jun. 2014.

ANDRADE, A. M.; & FRANCO, R. C. (2007). Economia do Conhecimento e Organizações Sem Fins Lucrativos. Porto, Sociedade Portuguesa de Inovação, 2007.

BRASIL. Presidência da República. LEI Nº 7.038, DE 10 DE NOVEMBRO DE 1944. Dispõe sobre a sindicalização rural. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1937-1946/Del7038.htm. Acesso em: 06 de janeiro de 2020.

BRASIL. Presidência da República. LEI Nº 11.428, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2006. Dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11428.htm. Acesso em: 06 de janeiro de 2020.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. Como criar e administrar associações de produtores rurais: manual de orientação. Secretaria de Defesa Agropecuária. – 6. ed. – Brasília: MAPA/ACS, 2009.

CASTRO, A. M. G. de; LIMA, S. M. V.; CRISTO, C. M. P. N. Cadeia Produtiva: Marco Conceitual para Apoiar a Prospecção Tecnológica. XXII Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica. Salvador – Bahia, Brasil de 6 a 8 de novembro de 2002.

CAVALCANTE, M. O. de. O fim do imposto sindical compulsório como fator de maior representatividade sindical dos trabalhadores no Brasil. 61f. Monografia. Escola Superior de Guerra, Rio de Janeiro, 2013.

DIAS, K. M.; SILVA M. M.; WANDER A. E.; SALVIANO, P. A. P.; CARVALHO, E. R. Uma perspectiva de desenvolvimento rural baseada nas características socioeconômicas dos produtores rurais de Iporá e região, Estado de Goiás - GO. Revista Verde, Pombal - PB, v. 10, 2014. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/132659/1/aew5.pdf. Acesso em: 08 de janeiro de 2020.

DINIZ JÚNIOR, W. B. Sindicalismo patronal rural no Brasil: avaliação do atual contexto e panorama para um novo modelo de representação de classe / Wilson Brandão Diniz Júnior. - 2018. 69 f. Dissertação (MPAGRO) - Escola de Economia de São Paulo.

IMB. Instituto Mauro Borges. Agronegócio goiano. Disponível em:

http://www.imb.go.gov.br/files/docs/publicacoes/estudos/2017/agronegocio-goiano.pdf. Acesso em: 05 de novembro de 2019.

IBGE. Instituto Brasileiro Geografia e Estatística – Censo Agropecuário, 2017. Resultados preliminares. Disponível em:

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/go/ipora/pesquisa/24/76693. Acesso em: 12 de outubro de 2018.

LÜCHMANN, L. H. H. Abordagens teóricas sobre o associativismo e seus efeitos democráticos. Revista Brasileira de Ciências Sociais – Vol. 29, N° 85, Junho, 2014.

NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa – características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração – Vol. 1, Nº 3, 2º Sem./1996.

SENAR, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Curso técnico em agronegócio: associativismo, cooperativismo e sindicalismo. Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, Rede e-Tec Brasil, SENAR (Organizadores). – Brasília: SENAR, 2015. Disponível em: http://senar-es.org.br/doc/uc/UC%2012%20-%20Associativismo,%20Coperativismo%20e%20Sindicalismo.pdf

SESCOOP, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo. Disponível em: https://www.ocb.org.br/sescoop. Acesso em: 10 de janeiro de 2020.

SOUSA, A. dos S. Os empreendimentos solidários da microrregião de Iporá-GO. Dissertação (mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento e Planejamento Territorial, Goiânia – GO, 2016.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v6n1p94-109

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 497

Total de downloads do artigo: 345