ENTROPIA DA INFORMAÇÃO EM INDICADORES DE GESTÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.18265/2526-2289v7n1p1-26Resumo
Em virtude da crescente necessidade de mensurar o nível de eficiência do setor público, este artigo verifica, dentre uma seleção não aleatória de indicadores de gestão da Rede Federal de Educação, quais deles possuem o maior peso ou nível de informação, medidos por meio da entropia informacional, e por consequência, elaborar um ranking de qualidade dessas instituições em âmbito nacional. Trata-se de uma pesquisa quantitativa do tipo documental e descritiva com uma amostra de quarenta e uma entidades, ao passo que é selecionado onze indicadores dos Relatórios de Análise de Gestão do período de 2012 a 2018. Os achados demonstram que a Relação de Ingressantes por Vaga (RIV) foi o indicador mais representante em 2012, a Retenção de Fluxo Escolar (RFE) em 2013, a Relação de Concluintes por Matrícula em 2014 e 2015, o RFE em 2016 e 2017, e, por fim, o RIV em 2018. Por outro lado, o Índice de Titulação do Corpo Docente foi o indicador responsável pelo menor peso em todos os anos. Quanto ao ranking, instituição mais bem colocada foi o IFSertãoPe, acompanhada pelo IFAP, e pelo CP-II. As evidências permitem inferir um equilíbrio quanto a qualidade técnica da Rede Federal de Educação por região geográfica, já que as três instituições com melhores pontuações representam uma região geográfica distinta. Em contraste, o IFAM deteve menor grau de eficiência técnica, seguido pelo IFMA e pelo IFPE, isto é, infere-se que a região nordeste apresenta maior destaque dentre as piores instituições, o que pode fornecer contribuição prática para os gestores da iniciativa pública, uma vez que se apresenta informações completas e seus graus de importância sobre a real eficiência técnica das instituições da Rede Federal de EPCT.
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