A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS, A RESPEITO DAS AÇÕES DE ENDOMARKETING PROMOVIDAS POR UMA EMPRESA DO RAMO METALÚRGICO

Rosecler Maschio Gilioli

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL Brasil

É doutora em Administração UCS-PUC/RS:" Relação entre Práticas de Gestão de Pessoas, Modernidade Organizacional e Inovação Disruptiva". Mestrado em Administração: Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Administração pela Universidade de Caxias do Sul. Atualmente, é professora titular da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas, marketing e planejamento estratégico.

Camila Werner

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL Brasil

Resumo

Endomarketing é um conjunto de inúmeras ferramentas que são utilizadas para a gestão de pessoas. Para auxiliar na identificação da percepção dos funcionários, bem como sugerir melhorias às empresas, é fundamental o desenvolvimento de um estudo sobre as estratégias de endomarketing utilizadas pelas empresas no geral e principalmente as estratégias utilizadas pela empresa alvo deste estudo. Diante disto, o presente documento objetiva identificar qual é a percepção dos profissionais da área de recursos humanos, a respeito das ações de endomarketing promovidas por uma empresa do ramo metalúrgico. Para tanto, foram realizadas 16 entrevistas de natureza qualitativa e nível exploratório, com funcionárias deste setor, e após foi analisado por meio de análise de discurso, as falas expostas. De maneira geral as ações de endomarketing da empresa estão em um alto nível  de desenvolvimento. Com esta pesquisa percebe-se que uma boa comunicação interna é de extrema importância, bem como a motivação dos funcionários, o que traz inúmeros benefícios tanto para a empresa quanto aos colaboradores.

Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v6n3p24-40

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