A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS, A RESPEITO DAS AÇÕES DE ENDOMARKETING PROMOVIDAS POR UMA EMPRESA DO RAMO METALÚRGICO

Rosecler Maschio Gilioli

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL Brasil

É doutora em Administração UCS-PUC/RS:" Relação entre Práticas de Gestão de Pessoas, Modernidade Organizacional e Inovação Disruptiva". Mestrado em Administração: Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Administração pela Universidade de Caxias do Sul. Atualmente, é professora titular da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas, marketing e planejamento estratégico.

Camila Werner

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL Brasil

Resumo

Endomarketing é um conjunto de inúmeras ferramentas que são utilizadas para a gestão de pessoas. Para auxiliar na identificação da percepção dos funcionários, bem como sugerir melhorias às empresas, é fundamental o desenvolvimento de um estudo sobre as estratégias de endomarketing utilizadas pelas empresas no geral e principalmente as estratégias utilizadas pela empresa alvo deste estudo. Diante disto, o presente documento objetiva identificar qual é a percepção dos profissionais da área de recursos humanos, a respeito das ações de endomarketing promovidas por uma empresa do ramo metalúrgico. Para tanto, foram realizadas 16 entrevistas de natureza qualitativa e nível exploratório, com funcionárias deste setor, e após foi analisado por meio de análise de discurso, as falas expostas. De maneira geral as ações de endomarketing da empresa estão em um alto nível  de desenvolvimento. Com esta pesquisa percebe-se que uma boa comunicação interna é de extrema importância, bem como a motivação dos funcionários, o que traz inúmeros benefícios tanto para a empresa quanto aos colaboradores.

Texto completo:

Referências


ALVES, Jessica Candea; LUZ, Patrick Moreir; BARBOSA, Nélio da Silva. O papel estratégico do endomarketing nas organizações: um estudo de caso em uma empresa de telefonia do Tiangulo Mineiro. Revista eletrônica Organizações e Sociedade (p. 69-87), 2019.

BEKIN, Saul Faingous. Conversando sobre endomarketing. São Paulo: Makron Book, 1995.

BEKIN, Saul Faingous. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing: estratégias de comunicação interna para empresas que buscam a qualidade e competitividade. Porto Alegre: Ortiz, 1994.

BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing como estratégia de gestão. Porto Alegre: L&PM, 1998.

BRUM, Analisa de Medeiros. Face a face com o endomarketing. Porto Alegre: L&PM, .2005.

BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing de A a Z: como alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa. São Paulo: Integrare, 2010.

CERQUEIRA, Wilson. Endomarketing: Educação e cultura para a qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1994.

CLEMENTE, Matheus. O que é endomarketing? Entenda a importância para a satisfação dos colaboradores. 2018. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/endomarketing/ Acesso em 01 jun. 2020.

DIAS, J.G.G. Endomarketing: um instrumento estratégico na busca da competitividade empresarial. 2 ed. São Paulo: Livro Pronto, 2008.

DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas: Autores Associados. 2000.

FARIAS FILHO, Milton Cordeiro; ARRUDA FILHO, Emílio J. M. Planejamento da pesquisa científica. São Paulo: Atlas, 2013.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2003.

GAMA, Maiara da Silva. Edomarketing como fonte de motivação. Assis, 2013. Trabalho de conclusão de curso.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (organizadores). Métodos de Pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

GRÖNROOS, Christian. Marketing – gerenciamento e serviços: a competição por serviços na hora da verdade. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

KOTLER, Philip. ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 9ª ed. São Paulo: Person Prentice Hall, 2003.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: projetos de pesquisa, pesquisa bibliográfica, teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso. 8. ed. – São Paulo: Atlas, 2017.

MATOS, Gustavo Gomes de. Comunicação empresarial sem complicação: como facilitar a comunicação na empresa, pela via da cultura e do diálogo. 3. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.

MENDES, Regina Stela Almeida Dias. Endomarketing como ferramenta de comunicação com o público interno. Universidade Federal de Juiz de Fora juiz de Fora, 2004.

MINAYO, Maria. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria. C. S (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, p.09-29. 2001.

RAHME, Lucia Helena. Comunicação, marketing e novas tecnologias na gestão de pessoas. Curitiba: Intersaberes,2017.

ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 11 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: estágios, TCC, Dissertações e Estudos de Caso. Ed. Atlas, São Paulo. 2005.

SILVA, Sabrina; LIRA, Rodrigo Anido. Endomarketing como ferramenta de motivação: análise das suas aplicações em uma rede de supermercados no município de Campos dos Goytacazes RJ. Persp. Online: hum. e sociais aplicadas, Campos dos Goytacazes, 9 (4), 35-46, 2014.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v6n3p24-40

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1012

Total de downloads do artigo: 578