O FUTURO QUE NÓS CRIAMOS: A PERSPECTIVA DA SUSTENTABILIDADE EM FUTUROS ADMINISTRADORES

Johannes de Oliveira Lima Júnior

Instituto Federal do Piauí - IFPI Brasil

Pesquisador de Iniciação Científica no Instituto Federal do Piauí (IFPI). Discente do Bacharelado em Administração de Empresas do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Rafael Fernandes de Mesquita

Instituto Federal do Piauí - IFPI Brasil

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Potiguar - UnP. Professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Natália Alves dos Santos

Instituto Federal do Piauí - IFPI Brasil

Discente do Bacharelado em Administração de Empresas do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Wellington Gomes Ferreira

Instituto Federal do Piauí - IFPI Brasil

Discente do Bacharelado em Administração de Empresas do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Felipe dos Santos Silva

Instituto Federal do Piauí - IFPI Brasil

Discente do Bacharelado em Administração de Empresas do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Fátima Regina Ney Matos

Instituto Superior Miguel Tonga - ISMT/Coimbra-Portugal

Doutora em Administração de Empresas (UFPE) com estágio pós-doutoral na Universidade de Aveiro - Portugal. Professora do Instituto Superior Miguel Tonga - ISMT/Coimbra-Portugal.

Resumo

A sociedade contemporânea enfrenta problemas socioambientais globais e, com advento desse novo paradigma, os futuros gestores devem estar preparados para suprir essa demanda consequente da sociedade. Neste contexto, questionou-se: como futuros administradores, profissionais em formação, percebem sua atuação a partir de uma perspectiva de administração sustentável? Dessa forma, objetivou-se com este artigo, em âmbito geral, analisar a percepção futura de administradores em formação para uma atuação sustentável nas empresas. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se da técnica projetiva de construção para captar a perspectiva da sustentabilidade de alunos do quinto período de um curso de administração de empresas, se fundamentando principalmente no conceito de sustentabilidade abordado por Elkington, a partir do Triple Bottom Line (TBL). Com os resultados desta pesquisa, percebeu-se que os alunos demonstraram maior afinidade quanto ao aspecto econômico e social do TBL, evidenciando a insuficiência de conhecimento ou expectativa de aplicabilidade sobre o pilar ambiental.

Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v5n4p80-101

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