O FUTURO QUE NÓS CRIAMOS: A PERSPECTIVA DA SUSTENTABILIDADE EM FUTUROS ADMINISTRADORES
Resumo
A sociedade contemporânea enfrenta problemas socioambientais globais e, com advento desse novo paradigma, os futuros gestores devem estar preparados para suprir essa demanda consequente da sociedade. Neste contexto, questionou-se: como futuros administradores, profissionais em formação, percebem sua atuação a partir de uma perspectiva de administração sustentável? Dessa forma, objetivou-se com este artigo, em âmbito geral, analisar a percepção futura de administradores em formação para uma atuação sustentável nas empresas. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se da técnica projetiva de construção para captar a perspectiva da sustentabilidade de alunos do quinto período de um curso de administração de empresas, se fundamentando principalmente no conceito de sustentabilidade abordado por Elkington, a partir do Triple Bottom Line (TBL). Com os resultados desta pesquisa, percebeu-se que os alunos demonstraram maior afinidade quanto ao aspecto econômico e social do TBL, evidenciando a insuficiência de conhecimento ou expectativa de aplicabilidade sobre o pilar ambiental.
Texto completo:
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: edições, v. 70, p. 225, 2000.
BARTER, N.; RUSSELL, S. Sustainable Development: 1987 to 2012 – Don’t Be Naive, it’s not about the Environment. In: 11th Australasian Conference On Social And Environmental Accounting Research (A-CSEAR). Proceedings...University of Wollongong, 2012. p. 1-18.
BAUER, M. W.; GASKELL, G. A construção do corpus: um princípio para a coleta de dados qualitativos. In: Bauer, M. W.;Gaskell, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático.São Paulo: Vozes, v. 2, p. 64-89, 2012.
BIZERRIL, M. et al. Sustainability in higher education: A review of contributions from Portuguese Speaking Countries. Journal of cleaner production, v. 171, p. 600-612, 2018. DOI: 10.1016/j.jclepro.2017.10.048.
BRAGA, C. S. C. et al. Contributions and limits to the use of softwares to support content analysis. In: World Conference on Qualitative Research. Springer, Cham, 2018. p. 12-21.
BRUNNQUELL, C.; et al. Education for sustainability, critical reflection and transformative learning: professors' experiences in Brazilian administration courses. International Journal of Innovation and Sustainable Development, v. 9, n. 3-4, p. 321-342, 2015.
CEZARINO, L. O. et al. Students knowledge of sustainability issues in higher education. Latin American Journal of Management for Sustainable Development, v. 4, n. 1, p. 24-40, 2018.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2006.
DOVERS, S. R.; HANDMER, J. W. Uncertainty, sustainability and change. Global Environmental Change, v. 2, n. 4, p. 262-276, 1992.
ELKINGTON, J. Canibais com garfo e faca. São Paulo: Makron Books, 2001.
FARIA, A. C. et al. Influência do Conhecimento sobre Sustentabilidade nas Atitudes, Comportamentos e Consumo de Estudantes de Administração. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 17, n. 2, p. 239-260, 2018.
FEIL, A.A; SCHREIBER, D. Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: desvendando as sobreposições e alcances de seus significados. Cadernos EBAPE.BR, v. 14, no 3, Artigo 7, Rio de Janeiro, Jul./Set. 2017.
JACOBI, P. R. et al. Educação para sustentabilidade nos cursos de administração: reflexão sobre paradigmas e práticas. Revista de Administração Mackenzie, v.12, n.3, p.21-50, 2011.
JAMALI, D. Insights into triple bottom line integration from a learning organization perspective. Business Process Management Journal, v. 12, n. 6, p. 809-821, 2006.
LARA, L. G. A; OLIVEIRA, S. A. A ideologia do crescimento econômico e o discurso empresarial do desenvolvimento sustentável. Cadernos EBAPE. BR, v. 15, n. 2, p. 326-348, 2017.
LATOUCHE, S. Pequeno tratado do decrescimento sereno. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
LÉON-SORIANO, R.; MUNÕZ-TORRES, M. J.; CHALMETA-ROSALEN, R. Methodology for sustainability strategic planning and management. Industrial Management & Data Systems, v. 110, n. 2, p. 249-268, 2010.
LESSA, B. S.; SPIER, K. B.; NASCIMENTO, L. F. M. Barriers to sustainability in management schools: a bourdieusian explanation. Administração, ensino e pesquisa, v.19, n. 3, p. 555-582, 2018.
MATTOS, P. L. C. L. Análise de entrevistas não estruturadas: da formalização à pragmática da linguagem. In: Godoi, C. K.; Bandeira-de-Melo, R.; Silva, A. B. Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2006.
MAZLOOMI, M.; HASSAN, A. S. Sustainable Development: Divergences and complexities in Interpretation. In: 2nd INTERNATIONAL CONFERENCE ON BUILT ENVIRONMENT IN DEVELOPING COUNTRIES, p. 310-322, 2008.
MEDEIROS, M. L. et al. Técnicas projetivas: aplicações, limitações e potenciais para o uso em pesquisas em turismo. Marketing &Tourism Review, v. 2, n. 1, 2017.
MESQUITA, R. F; MATOS, F. R. N. A abordagem qualitativa nas ciências administrativas: aspectos históricos, tipologias e perspectivas futuras. Revista Brasileira de Administração Científica, v. 5, n. 1, p. 7-22, 2014.
MESQUITA, R. F. et al. Divulgação da responsabilidade social e desempenho de universidades brasileiras. Revista Gestão e Desenvolvimento, v. 17, n. 1, p. 70-86, 2020.
MESQUITA, R. F. et al. Mining and the sustainable development goals: a systematic literature review. Geo-Resources Environment and Engineering (GREE), v. 2, p. 29-34, 2017.
MORAIS-DA-SILVA, R. L.et al. Empresas atuantes na base da pirâmide e suas contribuições para a sustentabilidade: quadro de análise e evidências empíricas. Cadernos EBAPE. BR, v. 16, n. 2, p. 286-301, 2018.
MORI, K.; CHRISTODOULOU, A. Review of sustainability indices and indicators: Towards a new City Sustainability Index (CSI). Environmental Impact Assessment Review, v. 32, n. 1, p. 94-106, 2012.
MUNCK, L.; GALLELI, B.; SOUZA, R. B. Competências para a sustentabilidade organizacional: a proposição de um framework representativo do acontecimento da ecoeficiência. Production, v. 23, n. 3, p. 652-669, 2013.
PESSOA, R. A. Formação de redes de economia solidária: o caso da Rede Abelha Ceará. 114f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Pós-Graduação em Administração de Empresas, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, 2008.
RIEDNER, L.; et al. Dimensão social da sustentabilidade: uma análise a partir de propriedades produtoras de mandioca. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 14, n. 3, 2018.
SEIFERT, R. E.; VIZEU, F. Tréplica: Davi e Golias – possibilidades de ruptura ao gigantismo em estudos organizacionais e de gestão. Revista de Administração Contemporânea, v. 19, n. 1, p. 160-168, 2015.
SENA, A. M. C. et al. Abordagem grassroots e resistência: atualizando a concepção de desenvolvimento sustentável. Cadernos EBAPE. BR, v. 15, n. 3, p. 651-666, 2017.
SILVA, H. H. M. et al. O isomorfismo na educação ambiental como tema transversal em programas de graduação em administração. Revista de Ciências da Administração, v. 15, n. 37, p.170-186, 2013.
SILVEIRA, M. A.; KIKUCHI, L. S.; POLICENO, C. A. Inovação e Aprendizagem Organizacional para a Sustentabilidade: desenvolvimento de competências na indústria de equipamentos eletrodomésticos. Revista Gestão & Conexões, v. 2, n. 1, p. 76-93, 2013.
SLIMANE, M. Role and relationship between leadership and sustainable development to release social, human, and cultural dimension. Social and Behavioral Sciences, v. 41, p. 92-99, 2012.
SOUSA FILHO, J. M.; et al. Análise do comportamento ecológico de estudantes de administração. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 21, n. 2, p. 300-319, 2015.
VEIGA, J. E. Indicadores de sustentabilidade. Estudos avançados, v. 24, n. 68, p. 39-52, 2010.
VENKATRAMAN, S; NAYAK, R. R. Relationships among triple bottom line elements. Journal of Global Responsibility, v. 6, n. 2, p.195-214, 2015.
VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em administração. 6a.ed. São Paulo: Atlas, 2015.
Visitas a este artigo: 1514
Total de downloads do artigo: 1497